Peugeot: os novos "GTi" serão esportivos eletrificados com a sigla PSE
Marca francesa cunhou a nova nomenclatura para as versões esportivas de seus carros elétricos e híbridos plug-in.
- Peugeot tornará a sigla PSE uma nova família de versões esportivas
- Propulsão será sempre híbrida plug-in ou totalmente elétrica
Após a sigla associada a desempenho e performance GTi ter sido descontinuada, a Peugeot anunciou que pretende substituir a clássica denominação por uma família de modelos esportivos com propulsão eletrificada designada PSE (Peugeot Sport Engineered). O primeiro modelo da nova linha a chegar ao mercado será o Peugeot 508 PSE híbrido plug-in.
Revelado como conceito funcional no Salão de Genebra de 2019, o 508 PSE estava equipado com um conjunto híbrido plug-in que, graças a um 1.6 turbo a gasolina combinado com duas unidades elétricas (uma em cada eixo), desenvolvia até 400 cv, tornando-se o Peugeot de produção mais potente da história. No caso do estudo, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,3 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h. A tração é integral e o câmbio é automático de oito velocidades.
Galeria: Peugeot 508 Sport Engineered Concept
No entanto, a imprensa europeia afirma que a versão final será um pouquinho mais mansa e terá algo em torno de 370 cv (287 kW) - uma baita diferença em relação às variantes regulares, que produzem entre 130 cv e 225 cv de potência. O modelo deve ser lançado no início de 2021 como uma edição limitada de 1.000 unidades e preço na casa dos 60.000 euros (R$ 393.600).
Mas a nova linha esportiva não irá ficar por aí. Se o sedã esportivo vingar, a Peugeot pretende oferecer uma série de modelos com o emblema PSE, que são equipados com conjuntos híbridos plug-in ou mesmo puramente elétricos.
O responsável por tornar a nova linha PSE uma realidade será Matthias Hossann, o novo diretor de design da marca, que tem como meta lançar um modelo da série a cada ano. Haverá um 208 PSE, 2008 PSE, 308 PSE e 3008 PSE, sendo que os dois primeiros devem ter propulsão 100% elétrica.
Fonte: Electrive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro