O Grupo Volkswagen anunciou nesta semana que irá começar a testar veículos totalmente autônomos. Uma frota composta por 10 unidades do Audi e-tron irá circular a partir de setembro na cidade de Hefei, no leste da China, o maior mercado automotivo do mundo.
O programa piloto será realizado no distrito de Hailheng, em Hefei, a mesma localidade onde a Volkswagen produz veículos elétricos em parceria com a montadora local JAC. O distrito foi escolhido por possuir cerca de 80 km de vias com infraestrutura compatível com veículos inteligentes. A partir do ano que vem, os moradores poderão chamar os táxis autônomos por meio de um aplicativo desenvolvido pela montadora.
"Este é o nosso primeiro projeto piloto na China que visa conectar os mundos automotivo, elétrico e digital para o benefício dos consumidores", disse o vice-presidente executivo da Volkswagen China, Weiming Soh. De acordo com o executivo, o projeto pode ser ampliado posteriormente para outras cidades, embora ainda não haja confirmação oficial disso.
No entanto, o comunicado do Grupo Volkswagen não diz se a tecnologia empregada provem da Argo AI, a empresa que desenvolve um sistema de condução autônoma da qual a Volkswagen é investidora juntamente com a Ford. As duas montadoras possuem um acordo para desenvolver carros elétricos, veículos comerciais e por fim a condução autônoma para competir com a Tesla (Autopilot), Google (Waymo) e Super Cruise (GM), entre outros.
Fonte: AutoNewsEurope
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris