Uma parceria que envolve órgãos do governo, universidade e empresas privadas no Reino Unido está desenvolvendo o protótipo do que eles estão chamando de Very Light Rail Vehicle, ou algo como "veículo muito leve sobre trilhos". O projeto tem como objetivo fornecer um meio de transporte sobre trilhos muito mais barato que o metrô e até mesmo que o conhecido VLT.
O projeto britânico do VLR quer tornar esse tipo de transporte viável para cidades de médio porte e está sendo administrado pelo Warwick Manufacturing Group da Universidade de Warwick, em parceria com o Conselho Municipal de Coventry City e Transport for West Midlands.
Projetado pelo WMG e pela Transport Design International, o protótipo é construído em fibra de carbono, tem propulsão elétrica alimentada por bateria e capacidade para 56 passageiros. O objetivo é que a versão final não ultrapasse o peso de 1 tonelada por metro linear
A próxima fase envolve os testes que estão programados para começar no ano que vem em um local criado para essa finalidade. O passo seguinte será o teste com passageiros em uma nova linha a ser construída em Coventry.
"O projeto Coventry Very Light Rail proporcionará uma mudança radical na redução de custos para o veículo leve sobre trilhos no Reino Unido", disse o professor associado da WMG, Dr. Darren Hughes, em 28 de agosto.
A linha proposta em Coventry percorrerá 8 km da estação ferroviária, passando pelo centro da cidade, até o Hospital Walsgrave, com cerca de 80% da rota operando em tráfego misto. Os serviços seriam operados com uma frota de veículos de produção, com a consultoria WSP prevendo um movimento de até 9 milhões de passageiros por ano.
Fonte: railwaygazette
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado