Os norte-americanos, como sabemos, têm paixão por provas de arrancada. Enquanto medimos o tempo que um carro leva para atingir uma determinada velocidade, eles têm paixão em cronometrar quantos segundos uma distância é percorrida. Nosso 0-100, em resumo, praticamente equivale ao 1/4 de milha.

E hoje, a Lucid Motors anuncia que o sedã elétrico Air, que será apresentado oficialmente em 9 de setembro, cobre o quarto de milha (402,25 metros) em 9"9, que o torna nada menos que o carro de produção em massa mais rápido a cobrir essa distância. 

Galeria: Lucid Air Concept

Apenas para fazer uma comparação com os supercarros a gasolina, basta dizer que nem o Ferrari 488 Pista, nem o Bugatti Veyron, nem o Porsche Turbo S quebraram a barreira dos 10 segundos e todos pararam em 10”1. Já o recorde absoluto é do Porsche 918 Spyder, que passou no teste de 2015 com o tempo de 9”72.

Uma fera de 1.080 cv

Mas vamos voltar ao Lucid Air. O carro tem carroceria de 5 metros, cabine espaçosa e muito conforto para os ocupantes. Certamente não é comparável, em construção e configuração, a um carro esportivo de 2 lugares. Ainda assim, em aceleração, você é capaz de literalmente colar no assento.

Isso porque ele usa um esquema de propulsão de última geração, com baterias de alto desempenho e duas unidades de potência que funcionam a mais de 900 volts.

Além disso, os motores são integrados em um único sistema de rotação que inclui também a transmissão e o diferencial e que permite não só conter peso e dimensões, mas também maximizar a eficiência. Em suma, pode-se dizer que a curiosidade em vista do dia 9 de setembro está crescendo cada vez mais.

Lucid Air: especificações

  • Bateria: 110 kWh
  • Alcance: 832 km
  • Potência máxima: 1.080 CV
  • 0-100: 2"5
  • Quarto de milha: 9”9
  • Velocidade máxima: 378 km/h

Galeria: Lucid Air - trem de força de alto desempenho