O Grupo Peugeot-Citroën e a Total/Saft criaram oficialmente a joint venture Automotive Cells Company (ACC), anunciada no início de 2020 como um movimento essencial para garantir o fornecimento de baterias de íon-lítio para carros eletricos na Europa. A produção está prevista para começar em 2023.
A parceria irá funcionar com o Total/Saft fornecendo apoio em P&D e industrialização, e a PSA com seu conhecimento do mercado automotivo e experiência na produção em grande escala. A nova empresa já iniciou as atividades para permitir o desenvolvimento de novas tecnologias de células lítio-íon de alto desempenho.
Após esta fase inicial de pesquisa e desenvolvimento, a produção em série está prevista para ser lançada em duas "GigaFactories", em Douvrin, na França, e depois em Kaiserslautern, na Alemanha.
Este projeto visa:
Também fazem parte do projeto o apoio financeiro dos governos francês e alemão, no montante de 1,3 bilhão de euros. Teve a conformidade aprovada pelas instituições europeias por meio de um projeto do IPCEI (Important Project of Common European Interest), o que reforça sua importância estratégica na transição para a mobilidade elétrica. O projeto todo mobilizará como um todo um investimento superior a 5 bilhões de euros.
Carlos Tavares, Presidente Mundial do Groupe PSA, afirmou:
“A construção do consórcio europeu de baterias que desejávamos é agora uma realidade. Gostaria de prestar uma homenagem especial ao empenho das equipes Total/Saft e Groupe PSA/Opel, que fizeram com que este projeto se concretizasse. Este novo passo está de acordo com a nossa razão de ser: “oferecer aos cidadãos uma mobilidade limpa, segura e acessível” e dá ao Groupe PSA uma vantagem competitiva no contexto de vendas crescentes de veículos elétricos. A ACC leva o Groupe PSA ainda mais longe no caminho para a neutralidade de carbono. "
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil