A Mercedes-Benz tinha planos de apresentar o crossover elétrico compacto EQA no terceiro trimestre de 2020, ou seja, faltariam apenas alguns dias para o final do prazo estipulado. E de acordo com a matéria do site britânico Autocar, a estreia do modelo foi adiada para 2021.
O atraso está relacionado a dois fatores principais. Em primeiro lugar, devido ao coronavírus, o trabalho de preparação do modelo na linha de produção ficou mais lento. Especificamente, a empresa alemã enfrentou dificuldades com o fornecimento de baterias no contexto de restrições de transporte.
Além disso, a Mercedes planejava inicialmente organizar a produção do veículo elétrico em uma fábrica francesa, que anteriormente era responsável pela produção dos carros elétricos da marca Smart. Mas a unidade já está à venda.
Alterar as datas não significa abandonar os planos originais. O EQA será, portanto, o primeiro de três veículos elétricos que a Mercedes vai lançar em 2021. Ele será seguido pelo irmão maior EQB, bem como pelo carro-chefe, o sedã elétrico EQS. A publicação também afirma que em 2022 a Mercedes apresentará o carro elétrico EQE.
Supõe-se que, como o crossover EQC, o novo EQA não seja construído em uma plataforma dedicada, mas sim em uma variante profundamente modificada da base que serve ao crossover GLA a gasolina. Na base, o carro terá tração dianteira e, opcionamento, um segundo motor elétrico e tração nas quatro rodas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil