De acordo com a publicação India Times, representantes da Tesla se reuniram com as autoridades locais do estado indiano de Karnataka no começo de setembro. Um dos motivos para o encontro seriam as negociações para a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa norte-americana na Índia.
Embora detalhes não tenham sido revelados, a concretização deste projeto ainda parece algo distante. O CEO da Tesla, Elon Musk, já havia falado sobre as intenções de vender carros elétricos na Índia em 2016. No entanto, os planos da empresa esbarraram na política protecionista das autoridades locais, que proibiam as importações diretas e exigiam a construção de uma fábrica com nível de localização da produção de pelo menos 30%.
Nesse contexto, a construção de um centro de pesquisa poderia se tornar uma solução temporária para a empresa. Uma espécie de meio-termo para que as autoridades locais autorizem a Tesla a importar veículos de outros países para atender ao mercado local.
Vale lembrar que Elon Musk falou recentemente em construir uma segunda fábrica para produzir carros elétricos na Ásia, mas deixou claro que isso não deve acontecer até que a empresa tenha concluído a sua Gigafactory Berlim e sua nova Giga para produzir a picape elétrica Cybertruck no Texas (EUA).
Caso se concretize, o empreendimento da Tesla trará grande benefício para a cidade de Bangalore (Bengaluru no idioma local), que tem se transformado em um pólo de tecnologia na Índia atraindo centros de P&D para setores como como aviação, biotecnologia e tecnologia da informação - o local abriga empresas como General Electric, John F. Welch Technology Center (JFWTC), IBM, Samsung e cerca de 400 outras.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia