• SUV elétrico começou a ser vendido na Índia nesta semana
  • Tata Nexon EV pode rodar até 312 km com uma única carga
  • Preço final é atrativo graças aos incentivos do governo local

Quinta maior economia do mundo em 2019, a Índia ainda não vivenciou uma experiência mais forte rumo a eletrificação. As opções de veículos elétricos ainda são escassas, mas algumas marcas locais começam a se mexer para mudar o cenário e nesta semana a gigante Tata Motors divulgou os preços do SUV elétrico Tata Nexon.

Com preço inicial equivalente a 16.000 euros (R$ 96.500), um valor que pode cair consideravelmente após os generosos incentivos do governo indiano (para veículos que o valor não exceda o equivalente a 20 mil euros), o Tata Nexon pode sair por um preço final abaixo de 13.000 euros (R$ 78.400), o que é bem atrativo. 

Galeria: Tata Nexon EV

Em vez de criar um carro elétrico do zero, a Tata aproveitou a versão a gasolina do Nexon, que passou por modificações sutis. O SUV ficou com menor altura de rodagem, ganhou novos faróis de LED (que também funcionam como indicadores de mudança de direção) e uma grade frontal exclusiva. No interior, há um novo seletor de câmbio e painel com a instrumentação adequada para esse tipo de veículo. 

O trem de força é composto por um motor elétrico de 130 cv de potência que garante desempenho condizente com uma proposta urbana: aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de apenas 110 km/h. A bateria de 30,2 kWh garante autonomia de 312 km (medição pelo padrão indiano) e pode recarregar de 0 a 80% em 1 hora em uma estação de carregamento rápido. 

Tata Nexon EV (1)

O Nexon EV também oferece sistema de refrigeração líquida das baterias (mais eficiente) frenagem regenerativa com pedal único e um sistema de impermeabilização reforçado, algo que a marca destaca e é essencial para atender às necessidades de clima e estradas da Índia. O SUV elétrico possui ainda sistema de entretenimento com Apple CarPlay e Android Auto.