Primeira picape elétrica com produção em larga escala no mundo, a JAC iEV330P foi apresentada no Brasil junto com a linha de veículos elétricos da marca no ano passado e agora é lançada de forma oficial no país por R$ 289.900.
Inaugurando um segmento que promete crescer bastante a partir do ano que vem (em termos globais, no Brasil ainda deve demorar), o veículo emissão zero da marca chinesa quer conquistar um público composto principalmente por clientes corporativos que pretendem reduzir as emissões médias de CO2 de suas frotas, graças ao seu baixo custo de rodagem e manutenção em comparação às picapes a diesel.
"Conceitualmente, a picape 100% elétrica tem tudo para alcançar os objetivos de governos e mercado corporativo em diminuir fortemente sua média de emissão de CO2 e outros poluentes, além de ter uma manutenção seis vezes mais barata que os similares a diesel", aposta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors.
Cada vez mais presente, a preocupação ambiental é uma tendência nas empresas de diversos segmentos. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, por exemplo, já realiza testes com a picape e pretende adquirir unidades do veículo para desempenhar diversas tarefas operacionais nas pistas sem emissões nocivas ao meio ambiente. Outra empresa que está avaliando o veículo é a CPFL.
O conjunto propulsor conta com um motor elétrico de 150 cv de potência e 33,6 kgfm de torque máximo disponível em qualquer faixa de rotação. A picape elétrica é dotada ainda de uma bateria de fosfato de ferro-lítio com 67,2 kWh de capacidade máxima, o suficiente para percorrer 320 km com uma carga em condições ideais, cerca de 21 kWh por 100 km em média - um custo de rodagem por quilômetro 5 vezes mais baixo que em uma picape "tradicional" a diesel, segundo a JAC.
O tempo de recarga em tomada convencional de corrente alternada por meio de carregador wallbox de 7,4 kW será de 8 horas de 20 a 100%. No entanto, as empresas podem utilizar instalações de carregamento rápido em corrente contínua (obtida através de um carregador de 40 kW); nesse caso o tempo de recarga de 20 a 100% será de apenas 1 hora e 30 minutos.
A picape elétrica iEV330P mede 5,615 mm de comprimento e 1,88 metro de largura. De acordo com a JAC, a caçamba é mais comprida que os similares a diesel nacional com 1,81 metro de comprimento por 1,52 metro de largura. No entanto, sua capacidade de carga é menor: cerca de 800 kg.
Destinado principalmente ao público corporativo, o veículo aposta no acabamento simples e cabine equipada com quadro de instrumentos digital, tela multimídia de 7", volante multifuncional, conexão Bluetooth, leitor de MP3, entrada USB e sistema VPS, que emite "beeps" intermitentes do lado externo para maior segurança dos pedestres.
Itens de série: JAC iEV330P
• Ar-condicionado
• Direção com assistência eletro-hidráulica
• DRL – luzes diurnas em LED
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanterna de neblina (traseira)
• Airbag duplo frontal
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado • Imobilizador • Freio ABS com EBD
• BOS - Brake Overide System (pedal "inteligente" de freio)
• VSP – Alerta sonoro para pedestres (até 25 km/h)
• Sensor de capô aberto
• Sensor de estacionamento traseiro
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema
antiesmagamento
• Câmera de ré
• Central multimídia com tela de 7"
Além da área de Vendas Corporativas da JAC Motors, a picape elétrica JAC iEV330P já está disponível para vendas em toda a rede autorizada da marca no país. Ou seja, qualquer pessoa pode encomendar a picape da marca chinesa.
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