No maior mercado automotivo do mundo o show não pode parar e o Salão de Pequim (Auto China 2020) abre as portas para o público neste sábado (26). A Honda estreou no evento com a apresentação do Honda SUV e: concept, um conceito que antecipa o primeiro veículo elétrico "puro" da marca, ou seja, um modelo projetado desde o zero para ser um carro elétrico.
Apesar de estar na fase de protótipo, o chamado e: concept não deve demorar para chegar ao mercado, pelo menos é o que diz o diretor executivo da Honda e chefe da sede na China, Katsushi Inoue:
"O veículo elétrico puro desenvolvido com base no Honda SUV e: concept será produzido em massa o mais rápido possível."
Com lançamento inicial na China, a versão de produção deste SUV elétrico será um modelo de produção em massa e em um segundo momento chegará aos mercados globais. Ele também irá influenciar o design de outros modelos da marca, mesmo que não tenham propulsão elétrica, como o nosso conhecido Honda HR-V, um SUV compacto que deve ganhar uma nova geração em 2021.
O visual do e: concept adota o conceito chamado "One Touch of the Future". Tem aspecto bem dinâmico e futurista, com traços definidos e predominância de linhas retas, além de faróis e lanternas bastante estreitos preenchidos por LEDs. Um design que no geral é completamente diferente do que estamos acostumados a ver na Honda. Em um olhar rápido, parece ter elementos presentes no Hyundai Concept 45, que em breve também se transformará em um modelo de produção.
Este veículo também será equipado com o sistema "Honda CONNECT" de próxima geração, usando assistentes de inteligência artificial e realizará uma interconexão mais abrangente, bem como atualizações sem fio e outras funções.
"A Honda está se esforçando para desenvolver um modelo elétrico de produção em massa que oferecerá um valor baseado em experiências de mobilidade que permanecem frescas e DIVERTIDAS para os clientes. Para tanto, o novo EV será equipado com ADAS omnidirecional, a próxima geração do Honda SENSING e sistema de assistência ao motorista com desempenho aprimorado de reconhecimento, predicação e tomada de decisão, bem como o Honda CONNECT de última geração, que apresenta uma interface de assistente AI, link para smartphone e atualizações sem fio possibilitadas por conectividade avançada."
O novo sistema de assistência ADAS Omnidirecional mencionado acima é um sistema avançado de assistência ao motorista, que entrará em testes de demonstração na China antes do final deste ano.
"ADAS omnidirecional é a próxima geração e forma avançada do Honda SENSING, com reconhecimento, previsão e desempenho de tomada de decisão aprimorados. Essa melhoria foi possível ampliando o ângulo da câmera frontal e adotando um monitor de 360 graus, que permitiu ao sistema detectar um ambiente periférico do veículo com mais precisão. Este sistema será capaz de ajudar uma direção segura em condições de direção mais complexas e diversas em rodovias e estradas de superfície."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais