Enquanto na maioria dos países da Europa a eletrificação está sendo impulsionada por bônus ecológicos e com representação geralmente inferior a 5%, na Noruega os veículos elétricos agora respondem por 61,5% de participação de mercado. É isso mesmo: quase 2 em cada 3 carros vendidos no país escandinavo têm emissões zero. Se colocarmos nessa conta também os híbridos plug-in, o número vai a impressionantes 81,6%, o que é um recorde.
Com 12.689 carros eletrificados vendidos na Noruega no mês passado, o segmento chegou muito perto do recorde histórico de 12.764 emplacamentos estabelecido em março de 2019 e com um registro de crescimento de 75,6% em comparação com setembro do ano passado - e com um novo protagonista importante, o Volkswagen ID.3.
Mas vamos olhar com mais detalhes os dados de vendas de setembro no país, que podem ser considerados, para todos os efeitos, o país da mobilidade elétrica.
Agora, os números de vendas para os primeiros 9 meses de 2020:
Olhando para o elétrico mais vendido, uma figura imediatamente chama a atenção. O Volkswagen ID.3, no primeiro mês de comercialização, venceu a concorrência com a excelente marca de 1.989 unidades vendidas.
Tesla Model 3 e Polestar 2 tiveram que se contentar com o segundo e terceiro lugares no pódio com 1.116 e 937 registros, respectivamente.
Entre os cinco mais vendidos, em quarto lugar está o MG ZS EV, com 672 unidades vendidas, enquanto em quinto lugar está o Audi e-tron, que também graças a 542 exemplares vendidos em setembro mantém a posição de carro elétrico mais vendido no país desde o início de 2020 com 7.690 carros.
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