A Mercedes-Benz já criou uma versão 4×4² da perua Classe E, mas que nunca entrou em produção. Agora, o fabricante revelou mais um 4×4² de exemplar único, desta vez baseado no SUV totalmente elétrico EQC; assim como o Classe E 2017 4×4², o EQC 4×4² infelizmente não estará disponível para vendas. 

Criá-lo é a maneira do fabricante flexionar seus músculos, mostrando o que é capaz de fazer; se você quiser um 4×4², o único modelo disponível é o Classe G (baseado na geração anterior do modelo, porque o novo ainda está em testes). E embora haja um G totalmente elétrico, que deverá ser chamado de EQG, mas não sabemos se a Mercedes irá oferecê-lo como um modelo 4×4².

Galeria: Mercedes EQC 4x4² concept

O que torna o EQC 4×4² tão bom? Duas palavras: eixo portal. Essas peças exclusivas de suspensão off-road especializada permitem que cada roda fique mais baixa do que o normal. Isso instantaneamente se traduz em um aumento perceptível na distância ao solo, que no caso do EQC 4×4² aumenta de 140 mm para 293 mm; quase o dobro.

Isso também elevou todo o veículo, que agora fica 200 mm mais alto no total, permitindo que o utilitário ande com até 400 mm de água; a profundidade de passagem do EQC regular é 150 mm, então o EQC 4×4² é muito mais capaz neste aspecto.

Tornar um veículo projetado para off-road mais alto tem outros benefícios. Melhorando aproximadamente 50% os ângulos de ataque e saída em comparação com o EQC 'normal' (31,8 e 33 graus para o 4×4²), significa que ele é melhor em superar obstáculos do que um Classe G regular.

Outras características incluem rodas especiais de 20 polegadas com borracha aderente off-road, alargamentos de arco de roda de 10 cm (4 polegadas) para acomodar as rodas grandes e faróis que funcionam como alto-falantes (para emitir o som de aviso de pedestre obrigatório da UE que todos os veículos elétricos devem ter).

Se você quiser vê-lo em ação, confira o vídeo da MercBenzKing postado abaixo.