Em um modelo urbano, os bancos traseiros não são usados ​​com tanta frequência, mas isso não significa que devam ser negligenciados. O Fiat 500 elétrico 3 + 1 é uma versão interessante do subcompacto elétrico que adiciona uma pequena porta traseira, localizada do lado direito, para facilitar a entrada e saída da cabine.

A abertura desta porta é no sentido contrário (suicida) e, como não existe coluna central, há um espaço prático para usufruir dos bancos traseiros com bastante conforto. Além disso, é ideal para fixar uma cadeira de retenção para crianças e ser capaz de elevar ou baixar a criança sem 'deixar as costas' durante o processo.

Galeria: Fiat 500 elétrico 3 portas

Na designação 3 + 1, há uma referência clara a um modelo que recebeu quase o mesmo nome, o protótipo Fiat Trepiuno de 2004, que foi em muitos aspectos serviu de prévia para o novo 500 lançado em 2007.

Ambos os veículos têm em comum um design pensado para atingir o máximo de praticidade em um formato pequeno, embora no caso do carro-conceito se tratasse de um carro com 3 lugares +1 e não 3 portas +1.

Voltando ao Fiat 500 Electric 3 + 1 2020, a porta adicional é fixada na coluna traseira e só pode ser aberta após a porta dianteira. Uma solução que também vimos recentemente em outro modelo elétrico, como o Mazda MX-30. A distância entre eixos e o comprimento do veículo são iguais aos do 500 elétrico convencional.

Fiat 500 Elétrico 3 portas - traseira

Em termos de motorização, o 500 3 + 1 inicialmente adota o esquema de propulsão elétrico mais potente das outras variantes do subcompacto que estão no mercado. Ele está equipado com uma bateria de 42 kWh, um motor elétrico de 118 cv e 22,4 kgfm de torque e possui autonomia de 320 km WLTP e possibilidade de recarga de até 85 kW.

O modelo '3 portas' estreia, assim como o 500 convencional e o conversível, na versão de lançamento "La Prima" , que vem equipada com rodas de liga leve aro 17 "com acabamento em diamante, detalhes de acabamento cromados e as três opções de pintura externa Rose Ouro, Azul Glaciar e Preto Ônix.  

O pacote de equipamentos inclui os seguintes itens:

  • Intelligent Adaptive Cruise Control (iACC) e Lane Centering
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Freio de emergência autônomo com reconhecimento de pedestres e ciclistas
  • Assistente Inteligente de Velocidade
  • Assistente de faixa
  • Câmera traseira ​de alta resolução com linhas dinâmicas
  • Sensores de estacionamento 360° e monitor de pontos cegos
  • Faróis com acendimento automático; assistente de farol alto
  • Chamada de emergência
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Bancos dianteiros ajustáveis ​​em seis posições
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Sensores de estacionamento com visão de 360 ​​graus
  • Ar-condicionado automático
  • Sistema de informação e entretenimento UConnect 5 com navegação por satélite e tela sensível ao toque de 7"

Os preços para o Fiat 500 3 + 1 ainda não foram divulgados, mas as versões 'normais' do Fiat 500 elétrico terão preços a partir de 15.900 euros - R$ 105.400 (com os incentivos já deduzidos) no mercado europeu.