Aguardado com expectativa em diversos mercados, inclusive aqui no Brasil, onde deve chegar em 2021, o primeiro carro elétrico da Fiat, o 500e, acaba de ganhar um dos prêmios de design mais importantes do mundo. O carrinho urbano da marca italiana foi premiado na categoria "Design Concept" no Red Dot Award. 

O Fiat 500 elétrico ganhou a preferência do júri internacional constituído por 21 profissionais e professores da área de design. Vale lembrar que em 2019, outro modelo da FCA foi o campeão na categoria, o carro-conceito Fiat Centoventi, uma prévia na próxima geração do Fiat Panda que terá propulsão elétrica. 

Galeria: Fiat 500e edição especial la Prima

Para Olivier François, presidente global da Fiat:

"conquistar o Red Dot Award é motivo de orgulho, pois o 500 sempre acompanhou o ritmo de seu tempo. Muda quando mudam as necessidades sociais. Também assim tem sido com a terceira geração do modelo, que se espera capaz de responder às novas exigências de mobilidade. O Novo Fiat 500 foi concebido, desenhado e construído na Itália, com a autenticidade de um produto feito em casa. Desde o início, o projeto do Novo 500 agradou a todos na Fiat pela sua positividade, energia e aquela criatividade genuinamente italiana que se revelou há 63 anos. Em sua reinvenção, a marca oferece um veículo totalmente novo, elétrico, de alta tecnologia e conectado, mas sempre um 500: fantástico, carismático e com a capacidade de provocar mudanças, de se tornar um objeto de desejo para uma mobilidade com zero emissões".

O "Red Dot Awards" teve início em 1955 e, ao longo do tempo, tornou-se um dos prêmios mais conceituados no mundo do design industrial. Organizados em três categorias principais (Product Design, Communication Design e Concept Design), a premiação é dirigida a todas as empresas onde é dada grande importância ao design.

O júri internacional, constituído por designers independentes, professores e jornalistas, avalia projetos segundo critérios como inovação, qualidade formal, funcionalidade e sustentabilidade. Este ano foram recebidas mais de 4.100 candidaturas provenientes de 52 países, das quais 187 foram premiadas.

Desenvolvido sobre uma plataforma totalmente nova, o novo Fiat 500e mede 3,63 metros de comprimento e está equipado com um motor elétrico de 120 cv alimentado por baterias de 42 kWh que garantem autonomia de 320 km com uma carga. O carro urbano eletrificado pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atingir a velocidade máxima de 150 km/h.