• Novo Fiat 500 elétrico já pode ser encomendado nas concessionárias
  • Fiat celebra aniversário de 63 anos do Fiat 500
  • Lendário carro urbano da marca italiana ganha exposição virtual

O dia 4 de julho é uma data especial. Para os americanos, que comemoram o Dia da Independência, mas também para a Fiat, que celebra o aniversário do Fiat 500 em meio a estreia do Fiat 500 elétrico. Oficialmente nascido em 4 de julho de 1957, exatamente meio século depois, em 4 de julho de 2007, apresentou-se em sua aparência atual com uma festa que animava Turim.

Desde aquele ano, todos os anos, em 4 de julho, o 500 é enriquecido com alguns novos recursos (o Cabrio, o Abarth, o L e o X, por exemplo). 2020 teria sido o ano da eletricidade, mas o Covid-19 estragou os planos. A Fiat, no entanto, também queria "apagar as velas" - desta vez com 63 anos - mesmo que apenas de maneira virtual. Além disso, no dia seguinte à apreciação recebida pelo presidente da Itália.

Galeria: Fiat 500 elétrico 2020

A Casa Virtual 500

Entre as iniciativas organizadas para o aniversário, está a Casa Virtual 500, uma pré-visualização digital da exposição "Casa 500", que será aberta a partir do último trimestre do ano, no quarto andar da Pinacoteca Agnelli, localizada no Lingotto, a lendária fábrica que a Fiat inaugurou em 1923.

É um museu virtual que conta a história do 500, desde suas origens até hoje, com um olhar também para o futuro do veículo urbano mais famoso do país. O museu também pode ser visitado remotamente, com um smartphone, tablet ou PC.

A exposição digital está espalhada por 11 áreas temáticas que traçam a história do 500 através de três gerações. O "democrático" de 57, o "individualista" de 2007 e o "socialmente responsável" de 2020.

Galeria: Fiat 500: aniversário de 4 de julho

Durante a visita, você pode entender o contexto histórico, cultural e social que levou ao nascimento do 500 e aprofundar a evolução do design: através de entrevistas, comerciais, esboços, vídeos e imagens, você pode conhecer muitos aspectos conhecidos e menos conhecidos relacionados ao modelo.

Aberto para pedidos

Ao mesmo tempo que revela a Casa Virtual 500, a Fiat abre hoje oficialmente os pedidos do 500 La Prima Cabrio, a versão de lançamento do novo elétrico. Dedicado apenas àqueles que fizeram a reserva durante a fase de pré-reserva (que registrou um promissor "esgotado"), o carro agora chega oficialmente à concessionária, onde a reserva pode ser transformada em um pedido real.

No Brasil, o pequeno Fiat 500 elétrico deve estrear somente no ano que vem. A FCA havia prometido o modelo para o país ainda em 2020, mas a pandemia de coronavírus atrasou os planos globais da marca, adiando o lançamento e empurrando a estreia local provavelmente para o inicio de 2021.

Confira os itens de série:

Faróis full LEDs
Estofamentos de couro ecológico
Rodas de 17" diamantadas
Pastilhas cromadas externas
Infotainment Uconnect 5 com tela de 10"25
Navegador por satélite
Instrumentação digital
Controle de cruzeiro adaptativo inteligente (iACC) e permanência em faixas
Reconhecimento de sinais de trânsito
Freio de emergência autônomo com reconhecimento de pedestres e ciclistas
Assistente de velocidade inteligente
Controle de faixa
Câmera traseira de alta resolução
Sensores automáticos de crepúsculo e farol alto
Ligação de emergência
Freio de estacionamento eletrônico
Serviços de mobilidade elétrica

Com a estreia na mobilidade de emissão zero, a Fiat também apresenta uma série de aplicativos e serviços dedicados ao uso de um carro elétrico. Começa com o aplicativo Fiat, já disponível para download nas lojas da Apple e do Google, que permite controlar remotamente o seu carro.

Através do smartphone, você pode ver o estado da carga da bateria, abrir ou fechar as portas, acender as luzes ou ligar o ar condicionado. Graças à função Minha Navegação, você também pode definir rotas a antes de sair de casa para encontrá-las já configuradas no carro no momento da partida.

A Fiat também lançou o aplicativo My Easy Charge, que permite gerenciar facilmente o carregamento público nos 150.000 pontos na Europa da rede Digital Charging Solutions (os primeiros três meses do serviço são gratuitos comprando um conversível 500 "La Prima" ou hatchback) e o aplicativo My EasyWallbox, que permite gerenciar o carregamento doméstico definindo temporizadores, limites de gastos e níveis de carga a serem atingidos.