Carregamento sem fio é o futuro dos carros elétricos e já tem padronização
O órgão SAE definiu oficialmente as características para a comercialização de carregadores
Em um mundo onde a recarga de carros elétricos representa um ponto chave para dar um novo impulso à transição energética, outras soluções também podem vir ao lado das estações de carregamento (às vezes ultrarrápidas). Na verdade, a tecnologia continua a evoluir em várias direções para que o processo de recuperar energia seja cada vez mais fácil e rápido.
Entre eles está o carregamento sem fio, que foi testado de forma fragmentada durante anos (especialmente na China e no norte da Europa) e agora pode evoluir para um desenvolvimento mais estruturado. Isso porque a SAE International, um órgão de padronização no campo da indústria automotiva e aeroespacial, decidiu acelerar a padronização dessa tecnologia.
O novo padrão
Especificamente, a SAE emitiu os padrões SAE J2954 e SAE J2846 / 7 que determinam como transferir energia da placa de carregamento para a bateria do carro e sobre os protocolos de comunicação para carregamento sem fio.
"A publicação dessas normas - afirma Jack Pokrziwa, diretor da divisão automotiva da SAE - define protocolos que garantem desempenho efetivo e segurança. Além disso, graças às características que serão comuns a quem deseja experimentar esta tecnologia, ela fará com que os produtos fabricados pela várias empresas compatíveis e intercambiáveis. E este é um grande passo para a comercialização."
Indução até 11 kW
Os dois padrões, que a empresa americana desenvolveu a partir de um diálogo estreito e produtivo (conforme definido no comunicado oficial) com os fabricantes e com as empresas que lidam com tecnologia, permitem recarregar até 11 kW com uma distância entre a placa e o veículo de até 25 centímetros e eficiência de 94%.
- Potência: 11 kW
- Distância do solo: 25 cm
- Eficiência: 94%
Na definição desses padrões, a necessidade de alinhamento entre placa e veículo também foi levada em consideração para o correto funcionamento da tecnologia. Tudo foi pensado: a necessidade de ter as placas posicionadas de uma determinada forma e em um determinado tamanho. Na verdade, as baias estão preparadas para acomodar carros que possam estacionar e recarregar de forma totalmente autônoma.
Galeria: Carregador por indução BMW 530e
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