A MINI também cede ao charme - e às vantagens - da plataforma dedicada apenas aos carros elétricos. E faz isso com um novo projeto que irá expandir a gama de veículos atuais disponíveis (Countryman Cooper SE Plug-in Hybrid e Cooper SE totalmente elétrico).
Os primeiros frutos desta iniciativa, que terá o seu centro na China (onde será construída a nova família de elétricos), serão vistos em 2023.
A estratégia da marca de propriedade da BMW é ter uma versão elétrica de todos os modelos MINI em produção no futuro.
No entanto, isso não coincidirá com o adeus às versões com alimentação tradicional, que serão oferecidas em áreas e mercados onde, por vários motivos (desde a falta de infraestrutura de carregamento até razões culturais e regulatórias mais amplas) a mobilidade verde ainda não se enraizou.
A empresa já anunciou que, graças à chegada da nova plataforma, em breve haverá três MINIs elétricos. Além do já conhecido hatchback, dois crossovers serão adicionados, um de porte compacto (abaixo de 4 metros), que pode se tornar o futuro mini-SUV elétrico inteligente, e o outro um pouco maior, que provavelmente deve se posicionar no segmento B.
Eles continuarão a ser acompanhados pelo já conhecido Countryman, cuja terceira geração será com motores a combustão ou eletrificada (provavelmente ainda híbrida plug-in), que a esta altura poderá crescer um pouco mais.
A escolha de iniciar o novo projeto elétrico do MINI na China é fácil de entender: é o primeiro mercado do mundo para carros com emissão zero e lá você pode aproveitar as oportunidades mais tentadoras em termos de números e novos modelos.
A MINI irá colaborar com a Great Wall para criar a nova plataforma e novos modelos. A sinergia faz parte do projeto entre a fabricante chinesa e a BMW que com um investimento conjunto de 650 milhões de euros dará vida à Spotlight Automotive Limited, uma joint venture que levará à produção de 160 mil veículos elétricos por ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033