A MINI também cede ao charme - e às vantagens - da plataforma dedicada apenas aos carros elétricos. E faz isso com um novo projeto que irá expandir a gama de veículos atuais disponíveis (Countryman Cooper SE Plug-in Hybrid e Cooper SE totalmente elétrico).
Os primeiros frutos desta iniciativa, que terá o seu centro na China (onde será construída a nova família de elétricos), serão vistos em 2023.
A estratégia da marca de propriedade da BMW é ter uma versão elétrica de todos os modelos MINI em produção no futuro.
No entanto, isso não coincidirá com o adeus às versões com alimentação tradicional, que serão oferecidas em áreas e mercados onde, por vários motivos (desde a falta de infraestrutura de carregamento até razões culturais e regulatórias mais amplas) a mobilidade verde ainda não se enraizou.
A empresa já anunciou que, graças à chegada da nova plataforma, em breve haverá três MINIs elétricos. Além do já conhecido hatchback, dois crossovers serão adicionados, um de porte compacto (abaixo de 4 metros), que pode se tornar o futuro mini-SUV elétrico inteligente, e o outro um pouco maior, que provavelmente deve se posicionar no segmento B.
Eles continuarão a ser acompanhados pelo já conhecido Countryman, cuja terceira geração será com motores a combustão ou eletrificada (provavelmente ainda híbrida plug-in), que a esta altura poderá crescer um pouco mais.
A escolha de iniciar o novo projeto elétrico do MINI na China é fácil de entender: é o primeiro mercado do mundo para carros com emissão zero e lá você pode aproveitar as oportunidades mais tentadoras em termos de números e novos modelos.
A MINI irá colaborar com a Great Wall para criar a nova plataforma e novos modelos. A sinergia faz parte do projeto entre a fabricante chinesa e a BMW que com um investimento conjunto de 650 milhões de euros dará vida à Spotlight Automotive Limited, uma joint venture que levará à produção de 160 mil veículos elétricos por ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos