Apesar do visual já não ser mais um segredo há um bom tempo, a estreia do Volkswagen ID.4 era bastante aguardada na China. O novo SUV que promete ser um dos veículos elétricos mais vendidos da marca alemã foi lançado de forma oficial no maior mercado automotivo global na terça-feira (3).
Diferentemente dos mercados norte-americano e europeu (a versão internacional), os chineses estão vendo o lançamento simultâneo de duas versões: o ID.4 X e o ID.4 Crozz, sendo o primeiro produzido pela joint venture SAIC-Volkswagen e o segundo pela FAW-Volkswagen. Embora produzidos em empresas diferentes, ambos estão abertos para reservas ao mesmo tempo - o preço oficial ainda não foi informado, mas a imprensa local relata que o valor não ultrapassará os 250.000 yuan (R$ 215.000).
Em termos de aparência, o FAW-Volkswagen ID.4 e o SAIC-Volkswagen ID.4 lançados nesta semana são ligeiramente diferentes na aparência, uma vez que são produtos independentes construídos sobre a plataforma modular elétrica MEB da Volkswagen.
O ID.4 Crozz tem um visual mais próximo ao da versão internacional do ID.4, com a grade frontal fechada e linhas gerais mais simples, enquanto o ID.4 X se destaca pelos faróis maiores e pelo estilo do conjunto de luzes dianteiras (também com LEDs). Além disso, o pára-choque dianteiro deste último adota um estilo mais rebuscado se comparado ao irmão da FAW-VW.
Visto de lado, não há muita diferença entre os dois Volkswagen ID.4. A cintura elevada cria um efeito visual dinâmico para os dois veículos elétricos. O design com pintura bicolor também está na moda.
Na traseira do carro, o projeto detalhado dos dois carros volta a se diferenciar. Entre eles, a versão ID.4 Crozz usa as mesmas lanternas traseiras LED 3D da versão internacional, enquanto o pára-choque traseiro é mais conciso e a parte inferior tem uma grande seção em plástico preto. No ID.4 X as lanternas têm um design próprio, de forma mais regular, enquanto a extensão da lanterna que percorre a toda a tampa traseira também inclui o emblema da marca.
No interior, ambos são praticamente iguais, abusando das formas geométricas em um design de linhas bem simples mas que destacam os atributos tecnológicos do SUV elétrico. Os equipamentos de segurança incluem suporte a sistemas de assistência à direção de alto nível, o que inclui, entre outras coisas, o alerta de colisão dianteira, frenagem de emergência, Travel Assist 2.0, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego traseiro, reconhecimento de sinais de trânsito e sensor de fadiga.
Em termos de propulsão, o ID.4 Crozz está disponível em duas versões de potência: o modelo com tração traseira tem 204 cv e a versão com tração integral tem 306 cv de potência máxima. Enquanto no modelo de menor potência a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos, a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 160 km/h - o ID.4 X ainda não teve todos os dados revelados.
Ambos os modelos suportam carregamento rápido de 100 kW DC, que permite recarregar até 80% da carga em 45 minutos. A autonomia para o modelo menos potente é de 555 km pelo ciclo NEDC.
Recém-apresentado para o mercado norte-americano, onde começará a ser vendido no início de 2021 e produzido localmente a partir de 2022, o VW ID.4 promete ser o carro elétrico global da marca alemã e inclusive está cotado para vir ao Brasil.
Fonte/fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais