page ad skin

BMW revela novo scooter elétrico que promete 'redefinir o segmento'

O conceito BMW Motorrad Definition CE 04 foi apresentado em um evento da marca alemã

BMW Motorrad Definition CE 04 (2021) - scooter elétrico

Elétrica não apenas em quatro, mas também em duas rodas: com o BMW Motorrad Definition CE 04, a empresa está mostrando o passo seguinte do desenvolvimento do estudo BMW Motorrad Concept Link 2017 na exposição interna #NEXTGen 2020. O fabricante descreve o scooter elétrico nas seguintes palavras: "Como um elo entre o mundo analógico e digital do usuário, o BMW Motorrad Definition CE 04 é um meio de transporte e comunicação para os passageiros urbanos."

Com propulsão elétrica, design voltado para o futuro e soluções de conectividade inovadoras, o CE 04 (para abreviar o nome longo) pretende redefinir o segmento de scooters. O BMW Motorrad Concept Definition CE 04 movido a eletricidade foi desenvolvido e adaptado de forma consistente às necessidades e demandas diárias do clientes.

Galeria: BMW Motorrad Definition CE 04 (2021)

"A eletromobilidade é uma forma central de propulsão para o BMW Group e ele confia consistentemente nessa tecnologia em sua estratégia de sustentabilidade. Os acionamentos elétricos também são um tema importante para a BMW Motorrad, especialmente no ambiente urbano. Temos sido pioneiros aqui desde 2013 com o veículo da série BMW C evolution", explica Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad.

E mais: "O Definition CE 04 da BMW Motorrad é a sequência lógica da estratégia de eletromobilidade para conurbações urbanas e dá uma visão concreta de como pode ser um veículo de série próxima ao tempo, com o qual elevaremos a eletromobilidade de duas rodas nas metrópoles a um novo nível técnico e visual".

Visualmente, a BMW Motorrad Definition CE 04 rompe claramente com o visual dos scooters anteriormente conhecidos. Em vez disso, uma carroceria alongada e baixa e uma seção dianteira diagonalmente elevada criam uma silhueta especial e diferente de quase tudo que já foi feito.

A bateria alocada na parte inferior do quadro abre novas possibilidades, como a nova solução de espaço de armazenamento com dobradiças laterais e iluminada, que permite ao motociclista fácil acesso ao capacete com um compartimento lateral. Além disso, o tanque de armazenamento plano baixo garante um centro de gravidade mais favorável.

BMW Motorrad Definition CE 04 (2021)

Sob a moderna superfície trabalhada em branco mineral, metálico, uma área em preto mate forma o núcleo do veículo de duas rodas, o coração técnico. Ele se estende da frente para a traseira e, além de pneus e luzes dianteiras, também integra a unidade de tração e elementos de suspensão. O BMW Motorrad Definition CE 04 apresenta conscientemente a tecnologia usada como parte do design.

Na parte traseira, os painéis laterais não cobrem totalmente a lateral do scooter. Em vez disso, eles se estendem como pequenas asas sobre as partes laterais, tornando visíveis o trem de força, o braço oscilante de um lado, o suporte da suspensão e a correia dentada.

A aparência do conjunto de luzes é tão reduzido quanto moderno. As duas luzes dianteiras de LED em forma de U são minimalistas. Já as lanternas são integradas nos painéis laterais traseiros na forma de dois elementos de luz em forma de C.

Para o design da direção e armazenamento de energia, de acordo com a BMW, as condições de uso receberam uma atenção especial: o público-alvo urbano conduz principalmente em distâncias curtas de cerca de 12 km por dia. Conforto de longa distância é, portanto, menos importante do que ergonomia variável e fácil acessibilidade.

É por isso que foi criado um banco flutuante que pode ser usado para deslizar confortavelmente sobre o scooter por trás. Ele também oferece ergonomia aprimorada para condutores de diversas estaturas, independentemente do comprimento e altura da perna.

O condutor estará conectado ao seu ambiente por meio de seu smartphone através da BMW Motorrad Definition CE 04. Seu quadro de instrumentos de 10,25" é o maior do segmento de scooters até hoje e atua como uma interface entre o mundo digital e analógico do motorista. No entanto, a BMW ainda não comentou sobre a tecnologia em termos de bateria, desempenho ou autonomia.

Agora é aguardar a receptividade do público e os novos passos da BMW no que se refere a evolução deste estudo para um modelo de produção.