Moscou supera capitais europeias e já tem mais de 500 ônibus elétricos
A capital da Rússia ultrapassou as grandes cidades europeias em eletrificação de ônibus urbanos
Destaque em termos de eletrificação no transporte urbano, a capital da Rússia segue bem adiante de outras grandes cidades europeias. A estatal Mosgortrans anunciou em outubro que colocou em serviço seu 500º ônibus elétrico em Moscou. Eles estão sendo usados em 38 linhas eletrificadas, equipadas com 100 estações de carregamento.
É bastante surpreendente que a capital da Rússia já tenha tantos ônibus elétricos. A empresa estatal de transporte chegou a comparar o número com outras capitais europeias: Londres - 300, Paris - 259, Berlim 200 e Amsterdã 164 na ocasião. No Brasil, a cidade de São Paulo (que tem a maior frota do país) começou recentemente a eletrificação dos urbanos e possui 18 ônibus elétricos.
Galeria: Ônibus elétricos - Moscou
No entanto, isso ainda é pouco comparado ao grande plano para o transporte público de Moscou. A Mosgortrans inicialmente encomendou 200 ônibus (100 da Kamaz e 100 do GAZ Group) em 2018 e, em seguida, mais 100 da Kamaz em 2019. Seguiu-se a encomenda de mais 300 unidades, que serão implantadas até ao final de 2020 (total de 600).
A partir do próximo ano, a eletrificação irá acelerar ainda mais, já que a próxima etapa é de 400 unidades em 2021 (total de 1.000) e 1.300 unidades em 2022-2023 (para um total de 2.300)! Esses são números que geralmente vemos apenas em algumas metrópoles chinesas.
O 500º ônibus passou a ser um KAMAZ 6282, equipado com baterias de titanato de lítio. Este tipo especial de bateria de íon de lítio é bem conhecido por sua capacidade de carregamento ultrarrápido (em minutos) e uma ampla faixa de temperaturas de operação.
A densidade de energia dessas baterias é baixa, então a autonomia é de apenas 70 km, mas como os ônibus podem recarregar em 6-12 minutos no trajeto (usando o sistema de carregamento de teto), isso não é relevante. Eles podem permanecer operacionais o dia todo.
Fonte: Mosgortrans via Green Car Congress, Mosgortrans
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado