Para quem acompanha o noticiário recente, a Volkswagen parecia ser a única montadora tradicional apostando alto em carros elétricos. A GM provavelmente percebeu isso e decidiu se apresentar na Barclays Global Automotive Conference. A CEO Mary Barra anunciou no evento que a empresa iria investir mais de US$ 27 bilhões para lançar 30 novos carros elétricos globais até 2025. E há boas notícias para a Nikola também.
Para obter ganhos de escala, a executiva da GM ainda busca "licenciamento de terceiros para sua arquitetura Ultium EV, baterias e sistemas de propulsão", um dos pontos de seu acordo com a Nikola. O outro foi o licenciamento da tecnologia de célula de combustível Hydrotec da GM, que a GM desenvolveu com a Honda. Só para constar, Barra também disse que quer permitir que outras empresas usem.
Galeria: Cadillac Lyriq
Voltando à parte que diz respeito apenas à GM, a empresa terá dois terços desses veículos elétricos na América do Norte, o que não significa que eles também não estarão na China. O maior mercado de automóveis do mundo é crucial para todos os fabricantes de automóveis, e esses esforços de eletrificação provavelmente se concentram mais nos clientes chineses do que nos americanos - por um motivo simples.
Embora o governo chinês já tenha um grande compromisso com os carros elétricos devido a problemas de poluição em suas megalópoles, os clientes norte-americanos ainda não gostam tanto de veículos elétricos, como revelou o Índice de confiança de mobilidade da JD Power mais recente.
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Em outras palavras, embora os EUA não estejam liderando esse esforço, eles chegarão lá atrás das tendências chinesas por uma questão de escala mais uma vez. Se a GM vai desenvolver novos EVs para a China, ela pode adaptá-los aos gostos norte-americanos e vendê-los nos EUA também.
Embora a plataforma Ultium ainda não tenha estreado, a GM já está falando sobre sua segunda geração. A empresa promete que entregará o dobro da densidade de energia que a bateria do Chevrolet Bolt oferece por menos da metade do que ela custa. A empresa acredita que trará os veículos elétricos para mais perto da paridade de preços com os veículos a combustão, o que é um tanto pessimista.
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Segundo o banco UBS, isso vai acontecer já em 2024, e há quem diga que será ainda mais cedo. Ao dizer que estará mais perto disso em meados da década, a GM ou não acredita que vai ocorrer ou que poderá ocorrer, mas não com os produtos da empresa.
Apesar disso, a GM agora acredita que seus futuros veículos baseados na base Ultium entregarão uma autonomia máxima de 450 milhas (724 km) e não de 400 milhas (643 km), como a empresa declarou antes. Não está claro o que o levou a revisar esses números.
Galeria: GMC Hummer EV
Vale lembrar que as baterias Ultium são fruto de uma parceria da GM com a LG Energy Solution, da época em que ainda se chamava LG Chem. A empresa sul-coreana enfrenta atualmente dois recalls devido a incêndios em suas baterias: um com a GM e outro com a Hyundai.
A Volkswagen também compra suas baterias da LG Energy Solution para veículos com a base MEB. Ainda assim, ela já adota uma abordagem de buffer que não permite que sejam totalmente carregados, ao contrário do Chevrolet Bolt e do Hyundai Kona Electric. Os veículos Ultium podem adotar uma estratégia semelhante.
Por último, mas não menos importante, devemos apontar que o comunicado de imprensa da GM menciona que o Cadillac Lyriq será lançado no início de 2022 agora, não no final de 2022, como a GM havia planejado anteriormente. A GM acrescenta ainda que:
Cronogramas de produtos aumentaram para:
• GMC HUMMER EV
• Três outras variantes do GMC Ultium, incluindo uma picape elétrica
• Quatro Chevrolets elétricos, incluindo uma picape e crossover compacto
• Quatro Cadillacs, incluindo o Cadillac LYRIQ, que avançará 9 meses para o primeiro trimestre de 2022