A Nissan lançou de forma oficial o novo Note. Em sua terceira geração, o monovolume ganhou um visual novo e jovial, mais alinhado com a nova identidade visual da marca. Também recebeu um interior mais moderno e novidades interessantes em termos de ergonomia, além de uma versão atualizada (e mais eficiente) do sistema híbrido leve e-Power

Falando da aparência externa, o novo Nissan Note se destaca pelas linhas mais modernas e pela dianteira que ainda adota o tema "V-Motion", mas atualizado, com elementos vistos no elétrico Ariya e dando ares mais dinâmicos ao modelo. Visto de lado chama a atenção pelo teto preto e novas rodas de liga leve, além dos arcos dos para-lamas bem pronunciados, realçando o estilo mais dinâmico desta nova geração. 

Galeria: Novo Nissan Note 2021

Na traseira do monovolume, as principais mudanças incluem o desenho da lanterna, que percorre toda a tampa, mas a parte central não é funcional e serve apenas como decoração enquanto o para-choque tem formas mais simples e a parte inferior em plástico preto. 

O interior também foi completamente redesenhado em relação ao modelo anterior, ficando com um aspecto geral muito mais contemporâneo. O painel ficou mais atraente com um quadro de instrumentos digital de 7" e uma tela para o sistema de informação e entretenimento com 9". Além disso, o novo Note também será equipado com o sistema de assistência à condução inteligente ProPILOT da Nissan.

Em termos de praticidade, uma novidade interessante é o chamado "assento giratório". O passageiro só precisa se valer de uma simples manobra manual para girar o assento em direção ao exterior do veículo, facilitando dessa forma o acesso e a saída.  

Nissan Note 2021 - traseira

Mecanicamente, o Note continuará equipado com o sistema e-Power, agora atualizado - a Nissan divulgou 6% a mais de potência e 10% a mais de torque na comparação com o seu antecessor. Além disso, a marca promete redução de 30% a 40% no peso da caixa de câmbio em relação ao modelo da primeira geração, o que deve permitir uma diminuição do consumo de combustível. 

Nesta nova geração o Nissan Note continua sendo equipado com o sistema e-Power composto pelo motor 3-cilindros 1.2 litro associado a um motor elétrico - agora são 116 cv de potência e 28,5 kgfm de torque máximo. 

Vale lembrar que neste sistema eletrificado, o motor a gasolina é utilizado apenas para fornecer energia para alimentar o gerador do motor elétrico, que por sua vez, impulsiona as rodas. 

Lançado em 2005, o Nissan Note ganhou o sistema e-Power em 2016 e já vendeu mais de 1,46 milhão de unidades ao redor do mundo. O monovolume chegou a ser cotado para o Brasil em um determinado momento para enfrentar o Honda Fit, mas acabou sendo descartado. 

O novo Note estará à venda no Japão a partir de 23 de dezembro apenas com o trem de força eletrificado e terá um preço inicial de 2.029.500 JPY (R$ 104.400) para o acabamento básico com tração dianteira.