Volkswagen ID.3 foi o carro elétrico mais vendido na Europa em outubro
Mais uma vez, as vendas de carros 100% elétricos triplicaram na comparação ano a ano.
Quase encerrando um ano difícil, o mercado automotivo europeu continua lutando. Em outubro, as vendas caíram 7% na comparação ano a ano para 1,13 milhão de unidades de acordo com o levantamento da consultoria JATO Dynamics.
Na contramão dessa queda, as vendas de carros eletrificados - (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) - aumentaram 153% na comparação ano a ano para 302.587 (ou cerca de 26,8% do total, em comparação com apenas 10% de participação um ano atrás), que pela segunda vez está ligeiramente acima dos carros a diesel.
Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - teste
As vendas de carros totalmente elétricos, em particular, aumentaram 197% ano a ano, para 71.800. Junto com os híbridos plug-ins, o time dos eletrificados registraram cerca de 148.000 emplacamentos. A categoria de híbridos (não plug-ins) também está se expandindo muito rapidamente, pois os fabricantes precisam reduzir a emissão média de suas frotas o máximo possível.
- Elétricos e híbridos plug-in: cerca de 148.000 e cerca de 13% de participação de mercado
- Híbridos: cerca de 154.000 e cerca de 14% de participação de mercado
- Total de eletrificados: 302.587 (aumento de 153% ano a ano) e 26,8% de participação de mercado
Vendas de carros plug-in na Europa - outubro de 2020
O carro elétrico mais vendido em outubro foi o novo Volkswagen ID.3 (10.590 - nos 27 principais mercados da Europa e 10.475 nos 20 principais países). O ID.3 foi o terceiro em seu mês de estreia em setembro. Foi também o único modelo de plug-in a emplacar acima de 10.000 em outubro.
"O crescimento foi impulsionado por novos lançamentos, incluindo o Volkswagen ID.3, que registrou 10.590 unidades na Europa-27. Tornando-se o carro elétrico mais vendido do continente e ficando em 29º no ranking geral, o Volkswagen ID.3 deve muito de seu sucesso para empresas e frotas, com mais da metade desses registros vindo de compradores nessas áreas."
O segundo melhor Renault ZOE registrou 9.778 unidades. O melhor do resto foi o SUV Hyundai Kona Electric (5.261). O Tesla Model 3 nem apareceu na lista dos 10 mais vendidas desta vez.
Confira abaixo as listas dos modelos nas principais categorias (plug-ins limitados à Europa-20):
De acordo com o relatório, o Grupo Volkswagen foi o principal player do mercado europeu em outubro, com 25% de participação no segmento de eletrificados e 29% no segmento EV. Ter várias marcas e modelos começa a fazer a diferença.
Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, comentou:"Semelhante à demanda vista pelo Tesla Model 3, o Volkswagen ID.3 é mais um exemplo de como o apetite por carros elétricos competitivos e cheios de estilo continua crescendo dia a dia".
Como resultado, o Grupo Volkswagen se tornou o maior produtor europeu de VEs em outubro, compreendendo 25% dos registros de mercado. Curiosamente, o fabricante alemão obteve uma maior participação de mercado no BEV (29%). Munoz continuou: "O Grupo Volkswagen está alcançando seus rivais em ritmo acelerado, em parte devido à sua forte presença na Europa do Norte e Central, onde o apetite por VEs continua a crescer."
Leia também:
Galeria: Renault Zoe 2020 - fotos de estúdio
Fonte: JATO Dynamics
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km