Quase encerrando um ano difícil, o mercado automotivo europeu continua lutando. Em outubro, as vendas caíram 7% na comparação ano a ano para 1,13 milhão de unidades de acordo com o levantamento da consultoria JATO Dynamics.
Na contramão dessa queda, as vendas de carros eletrificados - (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) - aumentaram 153% na comparação ano a ano para 302.587 (ou cerca de 26,8% do total, em comparação com apenas 10% de participação um ano atrás), que pela segunda vez está ligeiramente acima dos carros a diesel.
As vendas de carros totalmente elétricos, em particular, aumentaram 197% ano a ano, para 71.800. Junto com os híbridos plug-ins, o time dos eletrificados registraram cerca de 148.000 emplacamentos. A categoria de híbridos (não plug-ins) também está se expandindo muito rapidamente, pois os fabricantes precisam reduzir a emissão média de suas frotas o máximo possível.
O carro elétrico mais vendido em outubro foi o novo Volkswagen ID.3 (10.590 - nos 27 principais mercados da Europa e 10.475 nos 20 principais países). O ID.3 foi o terceiro em seu mês de estreia em setembro. Foi também o único modelo de plug-in a emplacar acima de 10.000 em outubro.
"O crescimento foi impulsionado por novos lançamentos, incluindo o Volkswagen ID.3, que registrou 10.590 unidades na Europa-27. Tornando-se o carro elétrico mais vendido do continente e ficando em 29º no ranking geral, o Volkswagen ID.3 deve muito de seu sucesso para empresas e frotas, com mais da metade desses registros vindo de compradores nessas áreas."
O segundo melhor Renault ZOE registrou 9.778 unidades. O melhor do resto foi o SUV Hyundai Kona Electric (5.261). O Tesla Model 3 nem apareceu na lista dos 10 mais vendidas desta vez.
Confira abaixo as listas dos modelos nas principais categorias (plug-ins limitados à Europa-20):
De acordo com o relatório, o Grupo Volkswagen foi o principal player do mercado europeu em outubro, com 25% de participação no segmento de eletrificados e 29% no segmento EV. Ter várias marcas e modelos começa a fazer a diferença.
Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, comentou:"Semelhante à demanda vista pelo Tesla Model 3, o Volkswagen ID.3 é mais um exemplo de como o apetite por carros elétricos competitivos e cheios de estilo continua crescendo dia a dia".
Como resultado, o Grupo Volkswagen se tornou o maior produtor europeu de VEs em outubro, compreendendo 25% dos registros de mercado. Curiosamente, o fabricante alemão obteve uma maior participação de mercado no BEV (29%). Munoz continuou: "O Grupo Volkswagen está alcançando seus rivais em ritmo acelerado, em parte devido à sua forte presença na Europa do Norte e Central, onde o apetite por VEs continua a crescer."
Leia também:
Fonte: JATO Dynamics
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km