Bastante questionada sobre a sua falta de apetite pelos carros elétricos, a Toyota finalmente tem algo a dizer. A montadora fará isso no primeiro semestre de 2021 com um SUV de médio porte cujo nome, visual e especificações técnicas ainda estão não foram revelados, mas que será baseado em patentes que vazaram há algum tempo na China.
No entanto, a Toyota confirmou que o primeiro elétrico da nova geração vai estrear a plataforma e-TNGA na qual o fabricante japonês irá construir uma gama inteira movida a bateria nos próximos anos. Por ser modular, será utilizado para um compacto, um sedã do segmento C, dois SUVs (o já mencionado será acompanhado por um maior), um crossover e uma minivan. Nada mal como família.
Essa gama articulada, que entre outras coisas também terá outros fabricantes como Suzuki e Subaru envolvidos em alguns modelos, é possível graças à grande modularidade da nova plataforma, que pode variar em comprimento, largura e altura, e em termos de distância entre eixos. A lógica por trás disso é baseada no fato de que alguns elementos permanecem fixos (os dois compartimentos do motor e alguns módulos de bateria), enquanto outros podem variar.
Por isso, pode acomodar baterias de três tamanhos diferentes e esquemas de propulsão que utilizam um ou dois motores elétricos, para ter tração nas quatro rodas ou traseira, ou mesmo veículos com tração dianteira. Este último é uma peculiaridade não contemplada, por exemplo, pelo Volkswagen MEB ou pela E-GMP que a Hyundai acabou de apresentar. Pelo menos por enquanto, de fato, os dois concorrentes, no caso de carros com apenas um motor, oferecem apenas tração traseira.
Segundo afirma Koji Toyoshima, engenheiro-chefe do projeto, o e-TNGA terá baterias com capacidade entre 50 e 100 kWh que garantirão, segundo os modelos, autonomias entre 300 e 500 km, com possibilidade de atingir até 600 km nos modelos topo de gama.
No momento são baterias de íon-lítio, provavelmente com células fornecidas pela Panasonic, mas não é certo que no futuro a plataforma já não seja compatível com o estado sólido, uma tecnologia na qual a Casa está se esforçando muito.
Quanto aos motores, cada unidade será capaz de entregar potências entre 110 e 200 cv aproximadamente. Em veículos equipados com dois motores, portanto, presume-se que picos de cerca de 400 cv podem ser alcançados. É intenção da empresa explorar essas opções de alto desempenho também nos modelos da marca Lexus.
O primeiro modelo baseado na plataforma e-TNGA já está pronto para entrar em produção. Ele será produzido nas linhas de montagem da Fábrica ZEV, uma fábrica construída especificamente para veículos elétricos (ZEV, não à toa, é a sigla para Zero Emission Vehicles).
Foi acompanhado pelo nascimento do ZEV B&D Lab, uma unidade de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas com emissões zero que atualmente envolve cerca de 200 engenheiros não só da Toyota, mas também da Subaru e Suzuki, marcas com as quais a montadora japonesa começou uma parceria estreita para encarar a transição energética.
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