Esta projeção tenta retratar o próximo carro elétrico de três volumes da marca coreana

Mesmo que os sedãs estejam caindo no esquecimento para muitos compradores de automóveis, independentemente se eles estejam procurando por elétricos ou carros a combustão, os fabricantes felizmente não estão desistindo do formato de três volumes. E a Hyundai não é exceção, e embora seu primeiro elétrico da submarca Ioniq seja um crossover (Ioniq 5), em breve será seguido por um sedã elétrico que se chamará Ioniq 6.

Este futuro sedã foi antecipado pelo ousado e esportivo conceito Prophecy, um carro que parecia um Porsche 911 alongado com quatro portas. Mas será que a versão de produção do Ioniq 6 manterá as proporções do sedã esportivo e a postura rebaixada do estudo de design ou será um modelo mais 'comum'?

Galeria: Hyundai Prophecy concept

Bem, se compararmos as fotos de flagras dos protótipos do Ioniq 5 com o 45 Concept que o antecipou, notamos uma semelhança incrível. Nesse caso, realmente parece que a Hyundai não mudou tanto ao transformar o conceito em um modelo de série.

Mas o site Motor.es não tem certeza de que Hyundai seguirá a mesma fórmula com o sedã, no entanto. Ela publicou esta projeção que basicamente retrata um veículo que se parece com os atuais sedãs da Hyundai, mas com alguns elementos emprestados do estudo de design do Prophecy. Já não parece mais um carro esportivo, mas uma espécie de sedã genérico sem nada de particularmente interessante no design.

A renderização em si é muito bem feita e, de fato, o formato do carro retrata o que foi mostrado em um teaser publicado pela Hyundai. Mas se você tem uma queda por sedãs esportivos mais atraentes, um veículo que se parece com este não deve despertar nenhum desejo de sentar ao volante e acelerar por aí.

O Ioniq 6, assim como o crossover 5, será construído sobre a nova Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP), de modo que provavelmente compartilhará suas baterias e motores com o utilitário. Isso significa que ele terá uma bateria de 58 kWh (ou um pacote opcional de 73 kWh), um alcance WLTP de 450 km, que deve aumentar para cerca de 550 km com a bateria maior e uma configuração de motor duplo capaz de fornecer cerca de 310 cv de potência combinados.

Tenha em mente que estes são os números para o crossover Ioniq 5, mas dada a melhor aerodinâmica e possivelmente menor massa do sedã, ele deve ser mais rápido e capaz de rodar mais quilômetros com uma única carga (embora seja um pouco mais longo do que o 5, aproximadamente o mesmo comprimento de um Mercedes-Benz Classe C). O Ioniq 6 chegará ao mercado em 2022, após o crossover que está programado para ser revelado este ano, mas será seguido por outro veículo alto (e maior), o crossover Ioniq 7.