Em uma apresentação global sobre a nova identidade corporativa, a Kia anunciou a retirada da palavra Motors do seu nome, o que demonstra uma mudança de estratégia para a produção de veículos elétricos e mobilidade pessoal, bem como o desenvolvimento de soluções para fornecer carros sem vendê-los diretamente aos clientes, como os serviços de assinatura, por exemplo.
A marca também apresentou um teaser mostrando nove futuros veículos elétricos construídos na nova plataforma e-GMP. O primeiro deles será apresentado nas próximas semanas e tudo indica que estamos falando de um crossover compacto com autonomia de 500 quilômetros.
Conforme já divulgamos, todos os novos carros elétricos KIA receberão uma nomenclatura mais simples, como nomes que vão de EV1 a EV9. No entanto, ainda não sabemos como o primogênito da linha de elétricos na nova plataforma dedicada será chamado.
Curiosamente, a KIA é muito cautelosa quanto às perspectivas do mercado global de veículos elétricos. Em 2025, a marca coreana espera ocupar 6,6% do mercado total e, no ano que vem, vai aumentar as vendas para 500 mil veículos elétricos por ano. Assim, em 2026, segundo a Kia, serão vendidos cerca de 7,5 milhões de veículos elétricos em todo o mundo.
Para efeito de comparação, já em 2020, a Tesla vendeu sozinha 500 mil carros elétricos, e até 2025 sua capacidade de produção permitirá a produção de pelo menos 2 milhões de veículos elétricos por ano, desde que não comece a construção de novas fábricas. A Volkswagen está se preparando para produzir pelo menos mais dois milhões de veículos elétricos até o ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio