Peugeot 208 e 2008 serão exclusivamente elétricos a partir de 2025
Marca confirma que seus modelos compactos irão abandonar os motores a gasolina e a diesel na próxima geração
Enquanto o Brasil aguarda a chegada das primeiras unidades do novo Peugeot 208, inclusive na inédita versão 100% elétrica, que virá importada da Europa, a marca francesa divulgou mais uma novidade importante sobre o compacto: a próxima geração chegará ao mercado em 2025 somente na versão elétrica, ou seja, as versões a gasolina e a diesel irão se aposentar.
O mesmo vale para o irmão maior 2008, onde a fabricante francesa quer acelerar o passo rumo à eletrificação de sua frota na Europa. Segundo um executivo da Peugeot disse ao site Auto Express, nas últimas 10 semanas as versões totalmente elétricas responderam por 14% nas vendas da marca na região.
Galeria: Novo Peugeot 208 2021 (BR)
Apesar da versão atual de ambos os modelos estarem no mercado há pouco tempo (a segunda geração do 208 e 2008 foram lançadas em 2019 e 2020, respectivamente), a marca francesa já trabalha nos seus sucessores há algumas semanas com a diretriz de que eles serão exclusivamente elétricos.
A informação foi confirmada por Jean-Philippe Imparato, CEO da Peugeot.
"A próxima geração do segmento B e segmento B-SUV após 208 e 2008 será totalmente elétrica. "Esta decisão explica-se por duas razões: o enorme sucesso alcançado pelo e-208 e e-2008, e os regulamentos europeus cada vez mais rigorosos de emissões, que irão tornar os veículos totalmente térmicos inviáveis dentro de alguns anos."
Atualmente, ambos os modelos em suas versões elétricas estão sempre equipados com um motor de 136 cv de potência e uma bateria com 50 kWh de capacidade. No entanto, com a próxima geração em 2025 isso irá mudar com opções variadas de potência e capacidade das baterias para atender a um número maior de clientes.
Esse movimento não é exclusivo da Peugeot e deve ser replicado nos anos seguintes por outros fabricantes europeus, em uma região onde a pressão por redução de emissões é bastante forte. Ao que tudo indica, estamos falando aqui das últimas gerações de modelos com motores a gasolina e diesel disponíveis no Velho Continente.
Galeria: Peugeot e-2008 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Entenda os termos e siglas usados no mundo dos carros elétricos