Enquanto o Brasil aguarda a chegada das primeiras unidades do novo Peugeot 208, inclusive na inédita versão 100% elétrica, que virá importada da Europa, a marca francesa divulgou mais uma novidade importante sobre o compacto: a próxima geração chegará ao mercado em 2025 somente na versão elétrica, ou seja, as versões a gasolina e a diesel irão se aposentar.
O mesmo vale para o irmão maior 2008, onde a fabricante francesa quer acelerar o passo rumo à eletrificação de sua frota na Europa. Segundo um executivo da Peugeot disse ao site Auto Express, nas últimas 10 semanas as versões totalmente elétricas responderam por 14% nas vendas da marca na região.
Apesar da versão atual de ambos os modelos estarem no mercado há pouco tempo (a segunda geração do 208 e 2008 foram lançadas em 2019 e 2020, respectivamente), a marca francesa já trabalha nos seus sucessores há algumas semanas com a diretriz de que eles serão exclusivamente elétricos.
A informação foi confirmada por Jean-Philippe Imparato, CEO da Peugeot.
"A próxima geração do segmento B e segmento B-SUV após 208 e 2008 será totalmente elétrica. "Esta decisão explica-se por duas razões: o enorme sucesso alcançado pelo e-208 e e-2008, e os regulamentos europeus cada vez mais rigorosos de emissões, que irão tornar os veículos totalmente térmicos inviáveis dentro de alguns anos."
Atualmente, ambos os modelos em suas versões elétricas estão sempre equipados com um motor de 136 cv de potência e uma bateria com 50 kWh de capacidade. No entanto, com a próxima geração em 2025 isso irá mudar com opções variadas de potência e capacidade das baterias para atender a um número maior de clientes.
Esse movimento não é exclusivo da Peugeot e deve ser replicado nos anos seguintes por outros fabricantes europeus, em uma região onde a pressão por redução de emissões é bastante forte. Ao que tudo indica, estamos falando aqui das últimas gerações de modelos com motores a gasolina e diesel disponíveis no Velho Continente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv