Em mais uma iniciativa para impulsionar a transição energética, o Mercado Livre, maior portal de comércio eletrônico da América Latina, vai oferecer uma modalidade de financiamento para que seus entregadores possam comprar veículos elétricos no Brasil.
De acordo com a matéria da agência Reuters, a empresa divulgou este novo plano após ter captado mais de US$ 1,1 bilhão em bônus, com US$ 400 milhões desse montante sendo destinados a iniciativas de boas práticas em medidas socioambientais.
Com os rendimentos das Notas de Sustentabilidade 2026 nós, do Mercado Livre, temos como objetivo aumentar o investimento em 3 áreas prioritárias: a inclusão financeira, a redução pegada ambiental e o desenvolvimento social e empoderamento por meio da educação.#DeMãosDadasouNão pic.twitter.com/NsfkBt4ObU
— Mercado Livre (@MercadoLivre) January 18, 2021
A operação do Mercado Livre no Brasil conta com 10.000 veículos e 600 carretas, operadas por terceiros em quase sua totalidade, sendo boa parte com contrato de exclusividade. Após uma iniciativa recente, a empresa de comércio eletrônico já adquiriu 50 vans elétricas a bateria que já estão em operação no país.
De acordo com André Chaves, vice-presidente de estratégia, novos negócios e relações com investidores, a iniciativa em primeiro lugar faz parte do esforço global para reduzir as emissões de carbono. No entanto, o executivo destaca que os entregadores poderão diminuir seus custos no médio e longo prazo, graças à manutenção mais em conta do veículo elétrico.
"É um investimento que se paga no tempo", disse o executivo à Reuters.
Ainda não foram revelados detalhes como a frota de veículos elétricos prevista para o país, nem quais modelos poderão ser financiados. O crédito para os entregadores será fornecido pelo braço financeiro da empresa, o Mercado Pago.
Essa é uma tendência global, onde podemos citar o exemplo da Amazon, o maior varejista de comércio eletrônico do mundo, que anunciou em 2019 um ambicioso plano para adquirir 100.000 veículos elétricos e zerar as emissões de carbono até 2040.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil