Marca alemã deixa escapar que novas versões serão lançadas ainda em neste ano

Em um anúncio bastante discreto sobre não ter conseguido atingir as metas de emissões de CO2 da frota europeia em 2020, a Volkswagen deixou escapar algumas informações cruciais sobre os modelos futuros. A empresa confirma que o ID.4 GTX focado no desempenho e a variante inspirada no cupê ID.5 chegarão ao mercado em 2021. Faz parte da meta de lançar 20 novos veículos elétricos até 2025.

O ID.4 GTX terá um trem de força mais potente que será capaz de empurrar o crossover de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. No entanto, esse desempenho virá com uma autonomia inferior aos 402 km da versão padrão. A estreia provavelmente será no segundo trimestre, antes de chegar à venda na Europa alguns meses depois - ainda não há datas definidas para os demais mercados.

Galeria: VW ID.4 GTX - flagra

Enquanto o ID.4 regular está longe de ser quadradão, se você preferir uma aparência mais elegante, então o ID.5 é a versão que provavelmente irá agradar mais. Este crossover de estilo cupê também usa a plataforma MEB, e todos os sinais apontam para os dois modelos compartilhando as mesmas opções de trem de força. A principal diferença entre eles é o estilo revisado com uma linha do teto arqueada para dar ao modelo uma aparência mais aerodinâmica.

Galeria: VW ID.5 - primeiro flagra

O ID.4 será o primeiro da nova família de veículos elétricos da VW a chegar aos Estados Unidos. Depois de um certo atraso, ele chegará à América do Norte no primeiro semestre de 2021. O modelo vem de fábrica com uma bateria de 82 kWh. O trem de força básico consiste em um motor montado na parte traseira que produz 204 cv (150 kW) e 31,7 kgfm de torque. Há também uma variante com tração nas quatro rodas com 306 cv (225 kW).

Para dar mais ênfase à tecnologia, o veículo vem com uma tela de informação e entretenimento de 10,0" e uma tela de 12,0" no pacote opcional Statement. O pacote de segurança inclui alerta de colisão frontal com monitoramento de pedestres, monitoramento de ponto cegos, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

O ID.4 começa em US$ 39.995 (R$ 218.600), e o modelo de tração nas quatro rodas sai por US$ 43.695 (R$ 238.800). No caso dos Estados Unidos os carros elétricos da Volkswagen ainda se qualificam para o crédito fiscal federal de US$ 7.500 (R$ 41.000).