BMW Série 3 e Série 5 ganham novas versões híbridas plug-in de entrada
Novos modelos 320e e 520e podem rodar entre 41 e 55 km no modo totalmente elétrico
Cumprindo a promessa de ampliar a gama de modelos eletrificados, a BMW acaba de anunciar novos modelos de entrada híbridos plug-in para as linhas Séries 3 e Série 5, que estarão disponíveis nas variantes sedã e Touring (perua). As vendas devem começar na Europa no ínicio de março de 2021.
Esses novos híbridos plug-in, chamados de BMW 320e e BMW 520e, estreiam a quarta geração da tecnologia eDrive do grupo alemão. Graças a essas novas versões, a família Série 3 terá quatro opções de modelos plug-in enquanto a Série 5 oferecerá até cinco.
Galeria: BMW 320e e BMW 520e
A BMW pretende aumentar as vendas de modelos eletrificados este ano em 50% na comparação com 2020, para o qual a partir de março terá uma ampla gama de variantes: até 15 diferentes no catálogo e um híbrido plug-in na gama MINI. A meta para 2023 é ter 25 veículos eletrificados no portfólio.
BMW 320e e 520e
O sistema híbrido plug-in dessas novas versões é baseado em um motor a gasolina 2.0 litros 4-cilindros turboalimentado com 120 kW (163 cv) de potência associado a um propulsor elétrico, uma bateria e uma transmissão automática Steptronic. Além disso, haverá versões de tração traseira e xDrive e com tração nas quatro rodas.
Ao todo, estamos falando de uma potência combinada de 150 kW, equivalente a 204 cv, e um torque máximo de 35,7 kgfm. Por sua vez, a bateria é de íon de lítio e tem capacidade de 12,0 kWh. No que diz respeito à recarga, a potência máxima anunciada é de 3,7 kW e, com um plugue desse tipo, estamos falando de 3,6 horas para uma carga completa, ou 2,6 horas de 0 a 80%.
O 320e possui autonomia no modo elétrico (WLTP) entre 48 e 57 quilômetros (46-54 km para o Touring), enquanto o 520e promete entre 41 e 55 quilômetros (45-51 km para o Touring). Quanto ao consumo médio de combustível, e dependendo da versão, o valor fica entre 1,3 e 2,2 litros por 100 quilômetros (45 km/l a 76,9 km/l).
No caso do 320e sedã, o 0 a 100 km/h é concluído em 7,6 segundos, sendo capaz de chegar a 225 km/h, enquanto a versão familiar (Touring) cumpre a tarefa em 7,9 segundos e alcança 220 km/h. No caso do Touring xDrive, estamos falando de 8,2 segundos e 219 km/h.
Por sua vez, o sedã 520e leva 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e pode chegar a 225 km/h, enquanto o Touring se mantém em 8,2 segundos e 218 km/h. Além disso, em todos os casos, seja na Série 3 ou na Série 5, a velocidade máxima em modo elétrico é de 140 km/h.
Finalmente, no que diz respeito ao porta-malas, a perda de volume não é tão significativa: 375 litros para o 320e sedã, 410 litros para o 320e Touring. Na Série 5 ficam 410 litros para o 520e e 430 litros o 520e Touring.
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