O atual BMW Série 3 está em produção desde o final de 2018 e ainda não recebeu a típica atualização meia-vida, mas uma matéria tenta trazer mais detalhes sobre a nova geração. Enquanto o modelo reestilizado terá uma versão elétrica montada na mesma plataforma CLAR do modelo a combustão, um Série 3 totalmente novo deve ser lançado em 2025. 

De acordo com a Autocar, a BMW irá inaugurar a arquitetura Neue Klasse com um Série 3 de zero emissões conhecido internamente como "NK1". Ele não substituirá o modelo movido a combustão, pois o sedã viverá para ver uma nova geração com motores a gasolina e diesel, permitindo que a marca bávara cubra todas as bases na mesma linha que a Porsche fará com o Macan elétrico e a gasolina.

BMW 3 Series Electric nova foto espiã (traseira três quartos)
Flagra - Novo BMW 3 Série elétrico (reestilização)

Sendo desenvolvido desde o primeiro dia exclusivamente como um veículo elétrico, o Série 3 de próxima geração terá uma distância entre-eixos mais longa e um assoalho plano, tornando o interior significativamente mais espaçoso em comparação com o modelo atual. Ele está sendo projetado com uma configuração de tração traseira, de motor único, bem como um modelo xDrive mais potente com motor duplo.

Estima-se que ele terá um "design focado em eletricidade", provavelmente com balanços dianteiros e traseiros curtos para maximizar a distância entre-eixos e oferecer os benefícios que você esperaria de um carro elétrico dedicado. Para minimizar a acréscimo de peso das baterias, a BMW pretende fazer uso extensivo do alumínio combinado com uma estrutura de "gaiola" de fibra de carbono com CFRP em algumas áreas.

Detalhes sobre o interior são limitados no momento, mas a matéria segue dizendo que a BMW está focada em uma cabine ecológica com materiais reciclados como antecipado pelo conceito i Vision Circular exibido no IAA Munique em setembro. O site britânico fala apenas no sedã, mas é provável que seja apenas uma questão de tempo até que o Touring (perua) também seja oferecido sem motores a combustão.

A BMW está desenvolvendo os motores elétricos internamente e estes são considerados mais potentes, bem como mais eficientes do que os utilizados nos elétricos atuais. O carregamento rápido de até 350 kW está planejado para o que será uma evolução da tecnologia atual da bateria estimada para fornecer autonomia superior a 700 quilômetros no Série 3 elétrico.

O chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Frank Weber, já insinuou que a plataforma Neue Klasse está sendo projetada para modelos de performance, então um Série 3 elétrico com o emblema M parece bastante provável.