Depois de muita especulação e até drones espiões sobrevoando a fábrica de Fremont, nos EUA, a Tesla revelou de forma oficial os novos Tesla Model S e Model X linha 2021. Embora as mudanças externas sejam sutis, o interior passou por uma forte atualização no visual e em equipamentos e a autonomia atinge patamares mais altos.
Fora a questão da bateria, os novos carros realmente chamam a atenção pelo interior bastante futurista. Tanto o Model S quanto o Model X recebem uma nova tela central sensível ao toque de 17" na posição horizontal. Além disso, um volante completamente novo e com um design que provavelmente nunca foi visto em um carro de produção em massa.
Esse volante que adota um estilo borboleta tem como características a ausência da parte superior do aro e uma base achatada que remete ao componente usado na aviação. Outro destaque é o fato de não haver alavancas na coluna de direção e os comandos por botões para acionar os indicadores das luzes de direção, faróis e limpadores de pára-brisa.
A Tesla chama isso de direção "yoke": "O foco final na direção: sem talos, sem deslocamento. Com um manche de direção sem haste, você pode desfrutar do melhor carro para dirigir e do melhor carro para se dirigir."
Uma solução que de certa forma está ligada ao novo sistema de condução autônoma, que está equipado com inteligência artificial e consegue se antecipar aos movimentos do motorista em várias situações que possam oferecer risco de acidentes.
Falando um pouco do visual externo, os novos Model S e Model X passaram por atualizações sutis ganhando para-choques redesenhados e novos frisos e apliques externos escurecidos no lugar dos cromados, uma mudança vista recentemente no irmão menor Model 3.
Ambos os modelos também passaram por atualizações em termos de motores e baterias, mas a Tesla ainda não detalhou essas modificações. A autonomia de 840 km do Model S Plaid + é um destaque, provavelmente pelo uso das novas células 4680, embora a Tesla ainda não tenha confirmado isso de forma oficial.
Em termos der desempenho, o Model S Long Range, por exemplo, possui dois motores elétricos que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Acima dele, estão os bem equipados Plaid e Plaid + que possuem três motores elétricos que fornecem 1.020 e 1.110 cv, respectivamente, o suficiente para chegar aos 100 km/h em 2,1 segundos e alcançar os 320 km/h.
Model S Long Range | Modelo S Plaid | Modelo S Plaid + | Modelo X Long Range | Model X Plaid | |
Autonomia | 663 km | 628 km | 840 km | 580 km | 547 km |
Potência |
---- | 1.020 cv | 1.100 cv | ---- | 1.020 cv |
0 a 100 km/h | 3,2 segundos | 2,1 segundos | 1,9 segundo | 3,9 segundos | 2,6 segundos |
velocidade máxima | 250 km/h | 320 km/h | 320 km/h | 250 km/h | 262 km/h |
Confira a lista de recursos do Tesla Model S atualizado:
Áudio e mídia
Conforto
Conveniência
Conectividade Premium, 1 ano grátis
Com início de produção previsto para o primeiro trimestre deste ano, o novo Tesla Model S 2021 ainda não tem uma data oficial para as entregas e terá preços entre US$ 72.990 (R$ 396.900) e US$ 132.990 (R$ 723.200).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Tesla supera previsões e bate recorde de produção e vendas no 2º trimestre
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla faz recall de 817.000 veículos por falha em alerta do cinto