Firme em seu objetivo se tornar um dos líderes em carros elétricos, o Grupo Volkswagen amplia rapidamente as capacidades de produção de carros elétricos baseados na plataforma MEB e, incluindo a pequena Transparent Factory em Dresden, agora já são cinco fábricas com linha de montagem de elétricos no mundo todo.
A capacidade máxima combinada de produção dessas fábricas é de mais de 900.000 unidades, mas ainda levará algum tempo para o grupo atingir esse nível.
Em Zwickau, na Alemanha, a Volkswagen produz cerca de 800 carros totalmente elétricos ID.3 e ID.4 por dia. Quando os novos modelos da família ID. entrarem na linha, o patamar será de até 1.500 veículos por dia ou 330.000 veículos por ano em seu pico.
Para efeito de comparação, a Fábrica Transparente produzirá apenas 35 veículos ID.3 por dia a partir do final de janeiro. A fábrica da Skoda em Mladá Boleslav estabeleceu uma meta de 250-350 Enyaq iV diários.
"Juntas, as quatro fábricas MEB da Volkswagen em Zwickau, Anting, Foshan e Dresden têm uma capacidade máxima de produção de mais de 900.000 veículos por ano. Soma-se a isso a fábrica da ŠKODA em Mladá Boleslav, que também já iniciou a produção MEB. No futuro , até 350 veículos totalmente elétricos ŠKODA ENYAQ iV sairão da linha de produção todos os dias. Todas as fábricas MEB ainda estão em fase de aceleração. No futuro, porém, esta rede de produção terá uma capacidade máxima de produção superior a um milhão de veículos elétricos por ano."
Em 2022, três novas fábricas também iniciarão a produção de carros baseados na arquitetura MEB: fábricas de Emden e Hanover na Alemanha e Chattanooga nos EUA.
Além de passar a produzir o ID.3, a "Fábrica Transparente" também permitirá que os proprietários acompanhem a fabricação de seus carros e até mesmo os retirem no local. A Volkswagen espera entregar mais de 5.000 veículos diretamente aos proprietários em 2021 e aumentar esse número para 9.200 clientes em 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos