Muitos de nós aqui no lado ocidental do mundo podem não estar familiarizados com o Skoda 1203. Esta pequena van utilitária entrou em produção na República Tcheca em 1968 e foi produzida em massa por quase 30 anos. Continuou com uma linha de produção reduzida até 2017, consolidando-se como um ícone adequado tanto para empresas quanto para famílias.

Como tal, não deveria ser uma surpresa que existam pessoas na Skoda que amam esta antiga van, e uma delas é Daniel Hájek. Ele trabalha como designer de interface de usuário para a famosa montadora e recentemente teve a oportunidade de contribuir para a série Icons Get, uma espécie de Makeover da Skoda. Hájek tem uma conexão pessoal com o 1203; sua família tinha um exemplar que era usado em sua fazenda e, aos 15 anos, foi o primeiro veículo que ele dirigiu.

Galeria: Skoda 1203 - projeção

O novo design não se resume simplesmente à antiga van com proporções e cantos arredondados. Esta interpretação como um modelo recreativo vê inúmeras dicas de estilo que homenageiam o original, inclusive com a possibilidade de um trem de força totalmente elétrico, mas Hájek estava ansioso para fazer este novo 1203 por conta própria. Os faróis arredondados e as bordas salientes da linha do teto e da grade do radiador são influências da van clássica, e o teto inclinado para dentro é um tributo à largura reduzida do 1203 original.

"Queria deixar claro em meu estudo que este é o mesmo veículo, mas não queria que fosse tão obviamente retrô", disse ele. "Projetei um veículo moderno que homenageia a lenda".

Curiosamente, o layout do painel do 1203 é muito minimalista e ainda não possui um sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque. Isso é surpreendente considerando o papel de Hájek no design da interface do usuário, mas para esta van moderna, ele prevê a conectividade com o tablet ou dispositivo móvel de uma pessoa em vez de um sistema baseado no próprio veículo. Em uma época em que telas grandes são comparadas a um símbolo de status, gostamos bastante desta abordagem simplista para um novo 1203.

A Skoda vai produzir esse modelo? Embora seja tecnicamente uma versão oficial da Skoda, é uma pura obra de ficção. Claro, se isso incendeia a Internet com paixão, seria sensato nunca dizer nunca.