Embora ainda não esteja vendendo veículos eletrificados no Brasil - irá começar neste ano com o Fiat 500 elétrico e os modelos Jeep Renegade e Compass híbridos plug-in - a Stellantis faz nesta quarta-feira (10) um importante anúncio em termos de sustentabilidade e compromisso ambiental.
Em comunicado, o Grupo informa que o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, responsável pela produção dos modelos Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro, acaba de ser confirmado como o primeiro complexo industrial multi plantas carbono neutro da América Latina.
Além da planta Jeep, que já detinha desde 2017 o Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil, todas as 16 fábricas que compõem o Parque de Fornecedores também aderiram a iniciativas de compensação de emissões, por meio do programa Amigos do Clima, tornando todo o Complexo Industrial neutro graças a uma estratégia combinada de redução e compensação de emissões.
"Trata-se de uma conquista muito importante, alcançada graças ao compromisso com o desenvolvimento sustentável que nós e nossos fornecedores compartilhamos”, afirma Antonio Filosa, Chief Operating Officer (COO) da Stellantis para a América do Sul. “A Stellantis já nasceu com a visão de buscar a neutralidade de carbono. Desta forma, damos um passo muito importante com este marco inédito para toda a indústria sul-americana. E muitas outras iniciativas vêm por aí."
Nesse mesmo objetivo, a rede de concessionários Jeep também se comprometeu com a objetivo, buscando iniciativas para a redução e compensação de emissões em todas as 200 lojas espalhadas pelo Brasil.
Além do anúncio do complexo industrial, a Jeep destaca que o compromisso ambiental avançará para outras fases dentro da estratégia de três etapas adotada pela empresa, sendo a última a renovação do portfólio:
"Desenhamos para a marca uma estratégia com três passos claros dentro do tema de emissões de carbono no Brasil. O primeiro foi alcançado com o Polo Industrial Jeep. O próximo, passa pelo compromisso da nossa Rede de Concessionários. O último, mas não menos importante, vem com a eletrificação do nosso portfólio, que já está em curso no exterior. Teremos novidades importantes para oferecer ao consumidor brasileiro ainda este ano", antecipa Alexandre Aquino, Head da Marca Jeep para a América Latina.
Em anuncio anterior, o Grupo Stellantis reafirmou a inserção do Brasil no compromisso ambiental global, inclusive, no que se refere à mobilidade de baixas emissões ou zero emissões e o comprometimento na criação/ampliação das rede de carregamento para veículos elétricos e híbridos plug-in no país.
Conforme adiantado, os primeiros a chegar serão os modelos Jeep Renegade e Compass híbridos plug-in e também o Fiat 500 elétrico. Todos com previsão de desembarcar no país durante o ano de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo Jeep Wagoneer S 2024 elétrico é revelado em primeiras fotos oficiais