Montadora sueca foi certificada pela agência EcoVadis por suas práticas ambientais e de sustentabilidade

Enquanto avança em sua cronograma de eletrificação, a Volvo recebe a classificação mais alta por seu desempenho de sustentabilidade da EcoVadis, fornecedora líder de avaliações de sustentabilidade corporativa.

De acordo com a EcoVadis, o desempenho de sustentabilidade da montadora sueca mereceu uma classificação avançada, com base na metodologia da agência. A classificação resultante da Medalha de Platina coloca a Volvo Cars em primeiro lugar entre todas as 75.000 empresas avaliadas pela agência. 

"A sustentabilidade é tão importante quanto a segurança para nós na Volvo Cars”, disse Anders Kärrberg, head de sustentabilidade global da Volvo Cars. “Estamos agindo de forma abrangente para garantir que nos tornemos um negócio mais sustentável, inclusive por meio da redução de nossa pegada de carbono. É encorajador que a EcoVadis, por meio de sua avaliação rígida, agora confirme que estamos no caminho certo."

Galeria: Volvo XC40 Recharge - Experience Lab

Recentemente anunciado, o plano climático da Volvo aborda as emissões de carbono em todas as suas operações e produtos, dentro de sua meta de se tornar uma empresa neutra para o clima até 2040.

O plano vai além de tratar das emissões do escapamento por meio da eletrificação. A empresa também enfrentará as emissões de carbono em sua rede de manufatura e operações mais amplas, sua cadeia de suprimentos e por meio da reciclagem e reutilização de materiais - o primeiro passo é reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por carro em 40% entre 2018 e 2025.

Volvo - estacionamento para elétricos e híbridos plug-in

Em linhas gerais, a EcoVadis analisa como as empresas implementam a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos. Até o momento, a agência já classificou mais de 75.000 empresas em todo o mundo. Na avaliação, divide seu relatório com base em quatro categorias principais: Meio Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Aquisições Sustentáveis.

Em sua classificação da Volvo, a agência destacou várias das atividades e iniciativas de sustentabilidade em andamento da empresa. Menciona positivamente suas ações de redução de CO2 em toda a cadeia de abastecimento, a verificação de sua estratégia de sustentabilidade pela Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTI - Science Based Targets Initiative) e o trabalho da Volvo Cars para melhorar a eficiência energética e o uso eficiente de materiais e recursos.

Em 2020, a Volvo fechou o ano na segunda posição do segmento Premium, com 17,6% de participação no mercado. A marca é líder isolada nas vendas de veículos híbridos plug-in, com mais de 3.200 unidades comercializadas no ano, o que representa 63% das vendas no País.