SUVs elétricos são a bola da vez. E carros elétricos com painéis solares estão começando a chegar ao mercado. A união dos dois segmentos, entretanto, era algo inédito. Do Aptera ao Lightyear, aliás, até agora os carros com células fotovoltaicas tinham formas extremamente aerodinâmicas, baixo centro de gravidade e a seção frontal mais baixa possível.
Mas a startup californiana Humble Motors seguiu um caminho diferente. Fundada em 2020, ela estabeleceu imediatamente a meta de criar um SUV elétrico movido a energia solar que, como afirma a empresa, seria "o primeiro SUV movido a energia solar".
A Humble divulgou várias imagens do Humble One, um SUV de quatro portas e cinco lugares que aparentemente deveria ter uma autonomia de 800 km. É claro que a autonomia é consequência do fato de o carro estar equipado com uma grande bateria, mas graças às células fotovoltaicas patenteadas e de alta eficiência dispostas em uma área de 7,6 metros quadrados o carro será capaz de recarregar energia suficiente para viajar até 97 km em um único dia. Nada mal para um veículo que terá uma potência de 1.020 cavalos.
Como opção a empresa também vai oferecer versões tradicionais, sem painéis solares, mas igualmente aerodinâmicas e construídas com materiais leves. Isso acontecerá a partir de 2025, quando o veículo estará oficialmente no mercado. O carro elétrico terá um preço inicial de US$ 109.000 (R$ 626.000).
Se você quiser um Humble, na verdade, você pode ir ao site e reservar seu modelo com um depósito de 300 dólares (R$ 1.720). A produção terá início a partir de 2024 e as primeiras entregas serão iniciadas a partir do ano seguinte, conforme mencionado. Enquanto isso, a marca já comemora o sucesso da novidade, que aparentemente já arrecadou US$ 20 milhões em encomendas.
Em resumo, se apenas um depósito de US$ 300 for realmente suficiente, significa que os pedidos feitos são superiores a 66.000. Um excelente resultado, embora o Aptera já tenha alcançado os 250 milhões de dólares.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos