Ainda não tem nome, mas já tem um objetivo ambicioso e preciso: revolucionar o mundo dos transportes com pegada verde através de uma gestão cada vez mais pontual das frotas de veículos elétricos, da recarga à manutenção.
Do que se trata? Da plataforma que vai nascer da colaboração anunciada entre dois gigantes: ABB e Amazon (especificamente Amazon Web Services). Será baseado na nuvem e será lançada no segundo semestre deste ano.
A plataforma irá adquirir todas as informações relativas aos veículos elétricos de uma frota. Desta forma, será possível monitorar os veículos e planejar da forma mais eficiente - entre outras coisas - também o carregamento. Esta nova tecnologia também ajudará a escolher os trajetos a seguir em função da hora do dia e das condições meteorológicas, com vista a otimizar ao máximo todas as operações.
As duas empresas prometem, portanto, uma "experiência do usuário sob medida", conforme afirma o comunicado à imprensa. De fato, a plataforma irá intervir "desde o ponto de carregamento até chegar ao painel de dados de toda a frota de automóveis" e "irá tornar a gestão da frota de veículos elétricos mais eficiente e maximizar a fiabilidade".
"Esta nova solução revolucionará o mundo da mobilidade elétrica integrando hardware e software de veículos elétricos em um único ecossistema", disse Frank Muehlon, presidente da divisão de eMobility da ABB. De acordo com Muehlon, a plataforma poderia de fato "promover o uso da frota de veículos elétricos, dando aos operadores a confiança para fazer essa troca".
As mesmas ambições são nutridas por Jon Allen, diretor do setor automotivo da Amazon Web Services. "Juntas, a ABB e a AWS trarão conhecimento habilitado para nuvem, agilidade e escalabilidade para a indústria de veículos elétricos e ajudarão nossos clientes a fazerem a transição com sucesso para um futuro de baixo carbono."
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla