Depois de ser adquirida pela Amazon no meio deste ano, a startup Zoox apresenta seu primeiro veículo autônomo elétrico totalmente funcional. A empresa, que é uma subsidiária independente da Amazon.com, Inc., afirmou que este robotáxi sem motorista é projetado para ambientes densamente povoados e urbanos.

De acordo com o comunicado, a Zoox foi fundada em 2014 e usou uma combinação de inteligência artificial, robótica, design de veículos e energia sustentável para reinventar o transporte pessoal. Eles imaginam um futuro mais seguro, mais limpo e mais agradável para todos.

Galeria: Zoox Táxi Autônomo Elétrico

O novo robotaxi autônomo da Zoox, construído nos Estados Unidos, tem um design que remete a uma carruagem e pode acomodar até quatro passageiros sentados frente a frente. Sim, não há volante porque o táxi não depende de motorista. Além disso, pode atingir velocidades de até 121 km/h, além de oferecer capacidades bidirecionais e direção nas quatro rodas. Com apenas 3,63 metros de comprimento, é compacto o suficiente para caber em espaços apertados e pode mudar de sentido sem a necessidade de dar marcha a ré. 

A energia vem de uma bateria de 133 kWh, que permite ao robotaxi de Zoox operar por 16 horas consecutivas com uma única carga. A capacidade desta bateria é uma das maiores disponíveis no mercado até o momento.

Além disso, o táxi autônomo Zoox possui 100 dispositivos de segurança que não são encontrados em veículos normais com motoristas. O veículo também usa uma combinação de câmeras, radar e LIDAR para ter um campo de visão de 270 graus em todos as quatro extremidades do veículo, praticamente eliminando todos os pontos cegos.

 
"Revelar nosso funcionamento e condução do veículo é um marco emocionante na história da nossa empresa e marca um passo importante em nossa jornada para implantar um serviço autônomo de sinalização", disse Aicha Evans, CEO da Zoox.

O táxi sem motorista Zoox está atualmente em fase de testes em Las Vegas, San Francisco e Foster City.