Depois de ser adquirida pela Amazon no meio deste ano, a startup Zoox apresenta seu primeiro veículo autônomo elétrico totalmente funcional. A empresa, que é uma subsidiária independente da Amazon.com, Inc., afirmou que este robotáxi sem motorista é projetado para ambientes densamente povoados e urbanos.
De acordo com o comunicado, a Zoox foi fundada em 2014 e usou uma combinação de inteligência artificial, robótica, design de veículos e energia sustentável para reinventar o transporte pessoal. Eles imaginam um futuro mais seguro, mais limpo e mais agradável para todos.
O novo robotaxi autônomo da Zoox, construído nos Estados Unidos, tem um design que remete a uma carruagem e pode acomodar até quatro passageiros sentados frente a frente. Sim, não há volante porque o táxi não depende de motorista. Além disso, pode atingir velocidades de até 121 km/h, além de oferecer capacidades bidirecionais e direção nas quatro rodas. Com apenas 3,63 metros de comprimento, é compacto o suficiente para caber em espaços apertados e pode mudar de sentido sem a necessidade de dar marcha a ré.
A energia vem de uma bateria de 133 kWh, que permite ao robotaxi de Zoox operar por 16 horas consecutivas com uma única carga. A capacidade desta bateria é uma das maiores disponíveis no mercado até o momento.
Além disso, o táxi autônomo Zoox possui 100 dispositivos de segurança que não são encontrados em veículos normais com motoristas. O veículo também usa uma combinação de câmeras, radar e LIDAR para ter um campo de visão de 270 graus em todos as quatro extremidades do veículo, praticamente eliminando todos os pontos cegos.
"Revelar nosso funcionamento e condução do veículo é um marco emocionante na história da nossa empresa e marca um passo importante em nossa jornada para implantar um serviço autônomo de sinalização", disse Aicha Evans, CEO da Zoox.
O táxi sem motorista Zoox está atualmente em fase de testes em Las Vegas, San Francisco e Foster City.
Fonte: Zoox
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em outubro
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring