A batalha das picapes elétricas entre as montadoras de Detroit começou pra valer. Conforme antecipado, a nova Chevrolet Silverado totalmente elétrica está confirmada, de acordo com um novo anúncio da GM. A caminhonete está nos estágios iniciais, assim como sua grande rival Ford F-150 elétrica

Falamos aqui em estágio inicial porque o anúncio da GM é um pouco limitado em detalhes. O que sabemos é que a picape elétrica Silverado será construída ao lado do sofisticado GMC Hummer EV nas instalações da empresa em Detroit-Hamtramck Factory Zero. Outro dado é que a caminhonete também será construída do zero como um veículo elétrico usando a plataforma Ultium. No entanto, este anúncio leva a uma conclusão importante de que autonomia estimada da Silverado elétrica será de 400 milhas (640 km) - 100 milhas (160 km) a mais do que esperamos para a Ford F-150 elétrica.

"Os veículos vindos do Factory Zero mudarão o mundo e como o mundo vê os veículos elétricos", disse Reuss. "O GMC Hummer EV SUV se junta a seu companheiro de estábulo no reino dos verdadeiros supertrucks, e a Chevrolet pegará tudo que os compradores leais de caminhões da Chevy amam na Silverado - e mais - e colocará em uma picape elétrica que encantará clientes de varejo e comerciais."

Este último anúncio reafirma a determinação da GM em fazer uma transição ousada para o mundo elétrico. A montadora com sede em Detroit tem um plano ambicioso de entregar mais de 1 milhão de veículos elétricos até 2025, embora seja importante observar que número representa uma escala global. 

A plataforma Ultium certamente terá um papel crucial nessa iniciativa. Para crédito da GM, o investimento de US$ 2,2 bilhões em suas instalações em Detroit-Hamtramck é a maior reforma já realizada pela empresa. A fábrica servirá como marco zero para a estratégia de veículos elétricos da GM com todas as suas marcas.

Apesar desta confirmação, o prazo para a chegada da picape elétrica Silverado ainda é desconhecido, mas a produção do GMC Hummer EV deve começar no Factory Zero até o final do ano.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Chevrolet Silverado 1500 2020