Revelado na versão de produção em meados de 2020, o furgão 100% elétrico Fiat E-Ducato, enfim, está sendo lançado de forma oficial pela Fiat Professional, divisão da Stellantis. O veículo comercial estará disponível com várias opções de configurações e carga útil de até 1.950 kg.
O novo Fiat E-Ducato terá duas opções de autonomia: até 170 km com uma bateria de 47 kWh e de até 280 km com uma bateria de 79 kWh, sempre pelo padrão WLTP. Essas baterias também poderão ser cobertas por uma garantia de 8 anos/160.000 km ou 10 anos/220.000 km, respectivamente.
De acordo com a Fiat Professional, o custo total de propriedade (TCO) dos modelos Ducatos totalmente elétricos e convencionais será semelhante graças aos custos de manutenção 40% mais baixos e aos custos de energia/combustível mais baixos para a versão 100% elétrica. Ou seja, o preço mais alto de aquisição do veículo elétrico (42.700 euros / R$ 281.000) é compensado pela manutenção mais em conta.
"Além disso, os custos de manutenção para o E-Ducato serão cerca de 40% mais baixos do que para um veículo com motor convencional". Seu custo total de propriedade (TCO) na maioria dos casos, pode, portanto, estar alinhado com o custo das versões a diesel: um ótimo resultado, tornando o veículo sustentável não só do ponto de vista ambiental, mas também econômico, proporcionando uma solução orientada para os negócios.
Na Itália, por exemplo, E-Ducato tem um preço a partir de 42.700 euros + IVA. No preço está incluído o programa Top Care by Mopar, incluindo manutenção de rotina e uma extensão de garantia para 5 anos ou 120.000 km.
Com o E-Ducato, é possível alcançar a paridade do Custo Total de Propriedade (levando em conta as condições atuais de incentivo e as taxas atuais de mercado) em comparação com um veículo diesel equivalente em apenas 48 meses, com base no uso de 20.000 km por ano".
Curiosamente, a Fiat terá que competir com a PSA, que também faz parte da Stellantis, que introduziu seus próprios furgões elétricos (Peugeot e-Boxer, Citroen e-Jumper e toda a linha elétrica Opel Movano com versão Vauxhall no Reino Unido). Todos esses veículos são irmãos, construídos sobre uma base comum desenvolvida conjuntamente pela PSA e pela FCA, mas com sistemas de propulsão elétrica diferentes.
Por meio do lançamento do E-Ducato, a Fiat anunciou também uma parceria com a DHL, que comprará as 100 primeiras unidades do furgão elétrico.
A DHL Express já opera na Europa cerca de 500 vans elétricas e de 14.000 não eletrificadas. Até 2030, a empresa pretende expandir sua frota total para 20.000 veículos e utilizar mais de 14.000 elétricos (a maior parte da frota). E a peça-chave desse objetivo é o lançamento do Fiat E-Ducato, considerando o enorme potencial de vendas do furgão elétrico.
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