Fiat confirma SUV compacto elétrico que chega ao mercado em 2023
Design será baseado no conceito Centoventi e as baterias serão da chinesa BYD para reduzir o custo final
Um SUV compacto elétrico da Fiat está confirmado e deve realmente chegar ao mercado. De acordo com o que foi apurado pelo AutoNews, o próximo carro elétrico da Fiat será um 'mini SUV' totalmente elétrico com proposta urbana, nos moldes do Dacia Spring, a versão elétrica do Renault Kwid vendida na Europa.
Este novo carro elétrico será baseado no conceito Fiat Centoventi Concept, que foi apresentado no Salão de Genebra de 2019 com boa repercussão entre o público e a mídia especializada, inclusive, ganhando importantes prêmios de design na Europa - ele terá a missão se tornar uma alternativa 'popular' ao mais refinado Fiat 500 elétrico.
Galeria: Fiat Concept Centoventi
Sua versão de produção foi confirmada há algum tempo pela Fiat, e de acordo com o que já foi apurado, o 'mini SUV elétrico', que é o nome pelo qual alguns fabricantes estão chamando seus carros urbanos 'altinhos', será produzido na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia.
Os documentos vazados informam ainda que o início da produção será em julho de 2023 e com um detalhe adicional bem interessante. O novo SUV elétrico da Fiat será equipado com baterias da gigante chinesa BYD, provavelmente em um movimento para reduzir os custos e ficar mais competitivo para encarar de frente o Dacia Spring.
O conceito Fiat Centoventi Concept, que na versão de produção dará origem ao compacto elétrico da Fiat para o segmento A na Europa, mede 3,68 metros de comprimento, ficando pouco abaixo do rival do Grupo Renault, de 3,73 metros.
Um dos principais diferenciais apresentados pelo conceito é um kit de bateria modular, que permite ao cliente aumentar a capacidade do sistema elétrico de acordo com suas necessidades, expandindo as baterias de forma rápida e prática.
No entanto, resta aguardar para ver se a Stellantis irá manter essa comodidade na versão de produção do seu próximo carro elétrico. A imprensa europeia aposta que o modelo continue utilizando o nome Panda e seja vendido com motores a combustão ao lado da versão 100% elétrica, para posteriormente avançar exclusivamente para a eletrificação.
No Brasil, a Fiat trabalha em outro projeto de SUV compacto, o 'Progetto 363', que será maior, com outra proposta e equipado com motores turbo a gasolina. No entanto, este 'mini SUV elétrico' poderia vir ao país como uma opção mais em conta ao 500 elétrico, este previsto para desembarcar neste ano.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: FCO
Galeria: Fiat Concept Centoventi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis