As vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tiveram o melhor quadrimestre da história. No período de janeiro a abril de 2021 foram emplacados 7.290 veículos eletrificados, um aumento de 29,4% sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da ABVE - Associação Brasileira de Veículos Elétricos. 

Considerando o tipo de propulsão dentro do segmento de veículos eletrificados, os números de vendas no país neste primeiro quadrimestre são os seguintes:

Híbridos (HEV): 3.869 veículos – 53%
Híbridos plug-in (PHEV): 2.993 – 41%
100% elétricos (BEV): 428 – 6%

Teste: Volvo XC40 T5 Hybrid R-Design

Vendas em abril

De acordo com os dados da ABVE, as vendas de carros eletrificados no mês passado também bateram recorde. Com 2.708 emplacamentos de elétricos e híbridos, abril foi o melhor mês da série histórica iniciada em 2012. 

Outro destaque em abril foi o novo recorde de participação dos eletrificados nas vendas totais de automóveis e comerciais leves no país, respondendo por 1,6% do mercado.  

A ABVE prevê que o ano de 2021 deve fechar com um total de 28.000 carros eletrificados vendidos internamente, o que representaria um crescimento de 42% sobre as vendas totais do segmento no ano passado. Vale lembrar que os dados citados aqui na matéria incluem carros híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV).

Embora o segmento de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no Brasil ainda seja bem pequeno se comparado aos principais mercados globais, ele vem crescendo de forma consistente ao longo dos últimos anos.

Apesar disso, ainda há um longo caminho a percorrer para se atingir o percentual de participação verificado nesses mercados. 

Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf:

"Em 2020, os elétricos e híbridos chegaram pela primeira vez a 1% das vendas totais no Brasil e em abril de 2021 atingiram 1,6%, mas seguimos distantes dos principais mercados globais".

"Se considerarmos só os veículos elétricos plug-in, com recarga externa (BEV e PHEV), esse segmento participou com apenas 0,2% do mercado brasileiro em 2020 (BEV com 801 unidades e PHEV com 5.065), em contraste com os 4,6% do mercado global" – completou.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: ABVE

Galeria: Audi e-tron Sportback 2021