A Polícia Militar do Espírito Santo iniciou a eletrificação da sua frota de viaturas. Em uma nova iniciativa de mobilidade elétrica, o governo do estado realizou nesta segunda-feira (24), a entrega de 10 unidades do carro elétrico Chevrolet Bolt, que serão utilizados pela corporação para o patrulhamento escolar. 

As unidades do Chevrolet Bolt 100% elétrico foram adquiridas por meio do projeto de pesquisa “Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo”. O objetivo é realizar estudos em bases empíricas sobre mobilidade elétrica, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas na área.

Galeria: Chevrolet Bolt - viatura PM Espirito Santo

Ao todo, serão investidos R$ 3.355.500 ao longo de 30 meses, sendo R$ 2,5 milhões destinados à compra e adequação dos veículos elétricos. Os recursos são do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec/MCI), geridos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes), numa parceria com o Ifes, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a EDP Smart. 

Segundo o governador Renato Casagrande, os carros elétricos serão utilizados em um período de 30 meses. Ele pondera que se trata de veículos mais caros, mas que têm a vantagem do menor custo de manutenção, além de serem amigos do meio ambiente. Por fim, destaca que após esse período, a pesquisa irá apresentar dados detalhados sobre o custo benefício e a eficiência desses veículos no dia a dia. 

"Somos o primeiro Estado a introduzir veículos elétricos na Polícia Militar. Escolhemos a Patrulha Escolar, pois são viaturas que rodam longos trechos durante o dia e podem nos dar dados precisos. Vários países já colocaram datas para o fim dos veículos à combustão e o Espírito Santo não pode ficar para trás", afirmou Casagrande.

O Chevrolet Bolt possui um motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 65 kWh que promete autonomia para 416 km com uma carga - o hatch elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.  

Eletropostos

A EDP Smart disponibilizará suas estações públicas de recarga no Espírito Santo para o projeto de pesquisa “Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo”. As estações estão localizadas em sete municípios: Cachoeiro do Itapemirim, Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Linhares, Nova Venécia e São Mateus e Vitória.

“A EDP está participando deste importante projeto disponibilizando a sua rede de recarga de veículos elétricos, pois acreditamos que esta parceria pode auxiliar na expansão gradativa do sistema de mobilidade do Espírito Santo. Sabemos que este segmento faz parte do futuro das grandes cidades, e iniciativas como esta reforçam o nosso compromisso global com a descarbonização”, destacou o diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba.

No último ano, a EDP registrou mais de 3.200 recargas em suas estações de carregamento públicas em todo o Brasil – um aumento de 89% em relação a 2019. De 2018 a 2020, mais de 27 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas graças ao investimento feito pela empresa nessa infraestrutura.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Governo do ES