Este é o novo Cupra Born, o segundo modelo da recém-nascida marca espanhola que, ao contrário do primeiro (o Formentor), é totalmente elétrico. Inicialmente apresentado como um conceito Seat (batizado de el Born na época), agora o modelo de produção é revelado em sua forma definitiva.
Nascido (com o perdão do trocadilho) com base no Volkswagen ID.3, do qual deriva totalmente, da plataforma à mecânica, o Cupra Born - que não é à toa produzido na fábrica de Zwickau - consegue se distinguir bem de seu primo de Wolfsburg pela aparência original, que aposta em linhas agressivas e musculosas para se destacar.
Construído sobre a plataforma MEB, na qual além do referido ID.3, também são produzidos o ID.4 e também o Audi Q4 e-tron e o Skoda Enyaq, o Born estará disponível com três versões de bateria: 45 kWh, 58 kWh ou 77 kWh. Com base na capacidade, a autonomia declarada é de 340 km, 420 km ou 540 km.
De acordo com a versão, o Cupra Born terá 150 ou 204 cv (números já vistos em outros carros elétricos do grupo Volkswagen), mas como opcional - e isso é novidade - você pode comprar o pacote de desempenho e-Boost que aumenta a potência até 231 cv. Essa opção estará disponível a partir de 2022.
Dependendo da potência, o Cupra Born poderá atingir 100 km/h partindo da imobilidade em 9 segundos ou 6,6 segundos. Na arrancada de 0 a 50 km/h ele dá o seu melhor, podendo cobrir o intervalo em apenas 2,6 segundos, um número excelente considerando a proposta.
Dependendo da bateria, ela pode ser recarregada a 100 kW (com o pacote de 45 ou 58 kWh) ou a 125 kW de potência com o pacote de 77 kWh. Este último, portanto, além de garantir maior autonomia, permite paradas mais curtas nas estações de carregamento. Conectado a um ponto DC, na verdade, ele pode ganhar 100 km extras de autonomia em apenas 7 minutos.
Cupra Born - 150 cv | Cupra Born - 204 cv | Cupra Born e-Boost - 231 cv | Cupra Born e-Boost - 231 cv (amplo alcance) | |
Bateria | 45 kWh | 58 kWh | 58 kWh | 77 kWh |
Autonomia | 340 km/h | 420 km/h | 420 km | 540 km |
potência máxima | 150 cv (110 kW) | 204 cv (150 kW) | 231 cv (170 kW) | 231 cv (170 kW) |
Torque máximo | 31,6 kgfm | 31,6 kgfm | 31,6 kgfm | 31,6 kgfm |
0-100 | 8 "9 | 7 "3 | 6 "6 |
7 " |
Se há uma coisa que torna este Cupra Born absolutamente original, é o visual. Em perfeita sintonia com as regras de estilo da marca, o carro tem linhas esculpidas, dianteira agressiva e músculos bem visíveis. Os detalhes em cobre e a assinatura luminosa (frente e verso) destacam o pertencimento à marca; o mesmo acontece com as grandes rodas de liga leve que variam de 18" a 20".
Com 4,32 metros de comprimento (o ID.3 possui 4,26), o Cupra Born aposta no interior de formas simples, mas com atenção aos detalhes. As combinações de cores também destacam uma personalidade mais esportiva, a exemplo dos dois novos botões circulares do volante, onde é possível selecionar os programas de condução, incluindo o de alto desempenho “Cupra”.
Duas telas atraentes para a instrumentação e o sistema de informação e entretenimento, belos bancos esportivos com apoios de cabeça integrados. No Cupra Born também marca presença o head-up display com realidade aumentada e software com atualizações remotas (OTA).
A chegada do Cupra Born aos mercados europeus será a partir de meados do segundo semestre deste ano. A novidade deve estar nas concessionárias em setembro, nas modalidades de compra tradicional ou aluguel, esta última que o grupo Volkswagen também está oferecendo para outros modelos elétricos em contratos com 36 meses de duração.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Carro elétrico compacto do Grupo VW que chega em 2025 é revelado
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Carro elétrico popular da Volkswagen não terá o visual do ID. Life
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
VW suspende produção de carros elétricos por escassez de chips