Com um histórico de dificuldades em suas operações, inclusive no Brasil, a montadora coreana SsangYong adotou um novo plano de resgate, que é passar a produzir veículos elétricos. O primeiro modelo, batizado de e-Korando, já foi lançado e chegará à Europa em agosto.
No entanto, o e-Korando nada mais é do que uma versão eletrificada do crossover a gasolina, que difere do irmão com motor à combustão apenas por mudanças sutis de design na parte dianteira.
O utilitário recebeu um único motor elétrico com 193 cavalos de potência e tração dianteira. A bateria com capacidade de 61,5 kWh é suficiente para uma autonomia de 420 quilômetros no ciclo NEDC. No mercado doméstico sul-coreano, o Hyundai Kona Electric e o Kia Niro EV serão seus principais concorrentes.
Além disso, a empresa sul-coreana também mostrou imagens teaser de seu próximo carro elétrico, que ainda é conhecido pelo nome J100. Aparentemente, trata-se de um SUV de médio porte, que provavelmente receberá tração nas quatro rodas e a nova arquitetura escalável e modular da Mahindra Electric - plataforma MESMA.
O nome Mahindra não aparece por acaso. A empresa indiana é dona de 75% da SsangYong. No entanto, durante a crise do coronavírus, as duas montadoras se encontraram em uma situação difícil, de modo que não puderam ajudar a recuperar seus ativos coreanos na Índia. Como resultado, a SsangYong pediu concordata em dezembro, o que implica em procurar um novo proprietário que possa comprar a empresa simplesmente pagando suas dívidas.
Tal investidor ainda não foi encontrado, então a SsangYong tomou medidas de emergência para cortar custos e se reorganizar apostando nos veículos elétricos. Com isso, os gestores da montadora esperam que a empresa se torne mais atrativa aos investidores.
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