O Hyundai Motor Group anunciou recentemente que dará suporte ao lançamento da nova onda de carros totalmente elétricos na Coreia do Sul com a instalação de sua rede de carregamento ultra-rápido E-pit.

O plano é instalar carregadores rápidos de 800 volts que serão capazes de recarregar baterias de 0 a 80% em apenas 18 minutos e fornecer 100 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento. O objetivo principal é, obviamente, permitir que os motoristas dos novos Hyundai Ioniq 5 e Kia EV6 façam viagens de longa distância.

A etapa inicial é construir 20 estações desse tipo para um total de 120 baias:

  • 12 estações com um total de 72 vagas nas paradas de descanso da rodovia (em meados de abril)
  • 8 estações com um total de 48 pontos de carregamento em centros urbanos (ainda este ano)

A grande notícia é que os carregadores oferecerão o recurso Plug & Charge (autenticação automática, recarga e pagamento). Como as marcas Hyundai, Kia e Genesis fazem parte do Hyundai Motor Group, acreditamos que esse sistema irá funcionar perfeitamente.

A rede estará disponível para todos os carros elétricos compatíveis com o padrão de carregamento rápido CCS Combo 1 DC. A Hyundai Motor Group decidiu tornar as estações um pouco mais sofisticadas do que normalmente vemos - então haverá uma cobertura.

Como o Hyundai Motor Group é o maior competidor da Coreia do Sul, não é estranho que a empresa esteja construindo sua própria rede de carregamento ultrarrápida. Ninguém mais vai fazer isso - a Tesla já tem sua própria rede de Supercharging, mas não está disponível para carros CCS1 de fabricantes diferentes.

Assim que a Hyundai expandir a rede, outros fabricantes com participação menor no mercado provavelmente também entrarão no E-pit.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Hyundai IONIQ 5 (2021)