A Toyota continua afirmando que sua linha de veículos contará com uma variedade de opções nos próximos 30 anos. Na reunião anual de acionistas, os executivos reiteraram essa posição. A Toyota vem promovendo carros híbridos e a hidrogênio há anos e insiste que não é hora de se concentrar exclusivamente nos elétricos.
Um investidor perguntou durante a reunião por que a maior montadora do mundo (Toyota) tem uma visão diferente da Honda. A marca japonesa concorrente estabeleceu uma meta de ter uma linha totalmente elétrica até 2040. O diretor da Toyota, Shigeki Terashi, que atendeu à chamada da sede da Toyota em Aichi, respondeu:
"É muito cedo para se concentrar em uma opção."
Terashi acrescentou que até 2050, a marca precisa oferecer várias opções, como híbridos e carros com célula de combustível. Ele também disse que esses tipos de veículos precisam competir entre si para oferecer às pessoas as melhores opções.
Embora a Ford, a GM e a Volkswagen tenham deixado claro que estão indo "com tudo" em relação ao futuro dos veículos elétricos, a Toyota argumenta que os carros movidos a bateria não são necessariamente o caminho do futuro. Além disso, acredita que os "carros não elétricos" continuarão a vingar nos mercados de todo o mundo. O diretor de tecnologia da Toyota, Masahiko Maeda, explicou:
"Algumas pessoas adoram veículos elétricos a bateria, mas outras não consideram as tecnologias atuais convenientes. No final, o que importa é o que os clientes escolhem."
Como já informamos, a Toyota está dizendo publicamente que deixará a decisão para os compradores de automóveis. No entanto, a marca japonesa não está apenas citando a falta de demanda por elétricos como a única preocupação. Em vez disso, de acordo com o Automotive News, também sugere que os materiais necessários para fazer baterias de elétricos "podem ser responsáveis por uma parcela maior das emissões totais do que os tubos de escape."
No entanto, a Toyota disse que fará um esforço para reduzir os custos de produção associados aos carros elétricos, embora o faça produzindo-os ao lado de outros veículos que não sejam equipados com motores elétricos a bateria.
A Toyota diz que para realmente reduzir as emissões de carbono, os fabricantes de automóveis devem observar todo o ciclo de vida do veículo, não apenas as emissões do escapamento.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão