Carros elétricos ajudam a reduzir as emissões médias na Europa
Leis antipoluição mais rígidas fazem efeito: emissões de CO2 dos carros novos caiu 12% neste ano, mesmo com o aumento de SUVs
O dia 14 de julho está quase chegando e a Comissão Europeia se prepara para apresentar o chamado Fit for 55, um pacote de reformas "climáticas" para orientar a Europa rumo ao objetivo de zero emissões até 2050.
Enquanto a data não chega, a Agência Europeia do Meio Ambiente (EEA) divulgou dados provisórios sobre as emissões médias de carros e vans registrados no ano passado. Embora ainda não sejam definitivos, os números já dão uma indicação importante dos efeitos positivos que a eletrificação está tendo sobre o meio ambiente.
Galeria: Teste de emissões de CO2
A AEA informa que a União Europeia, a Islândia, a Noruega e o Reino Unido viram uma diminuição no CO2 médio emitido por veículos novos em 2020. No caso dos automóveis, o dióxido de carbono disperso no meio ambiente foi igual a 107,8 gramas por quilômetro (gCO2 / km): é 14,5 g a menos (12%) em relação ao ano anterior.
Já nas vans, as emissões atingiram 157,7 gCO2 / km, com redução de 2,3 g (-1,5%). Isso se deve ao crescente número de registros de veículos elétricos que, conforme informado pela Agência, passaram de 3,5% do mercado em 2019 para 11% em 2020. Para os caminhões, subiram para 2,3%, partindo de 1,4% dois anos atrás.
- Emissões de carros novos: 107,8 gCO2 / km em 2020 (-12% em comparação com 2019)
- Emissões de novas van: 157,7 gCO2 / km em 2020 (-1,5% em comparação com 2019)
Os números foram comentados pela ONG ambientalista Transport & Environment. Se, por um lado, os dados são mais uma demonstração da importância da mobilidade sustentável, por outro, ainda não são suficientes para a ONG. Mas eles podem crescer significativamente com um novo aperto das leis em Bruxelas, sede da UE.
Por isso, a organização ainda aconselha a UE, por ocasião da reunião de 14 de julho, a reforçar os objetivos de redução de CO2 dos transportes previstos para 2025 e a definir outros vinculativos para 2027. E então, impor a proibição total das vendas de veículos a diesel e gasolina em 2035. Uma medida, a do adeus aos motores de combustão, em que a Europa está pensando seriamente.
"Os fabricantes de automóveis - comentou Lucien Mathieu, gerente de análise de veículos rodoviários e eMobility da ONG - atendem aos padrões de CO2. Alguns já declararam quando migrarão completamente para a eletricidade, mas padrões mais rígidos de CO2 são necessários para atingir zero emissões e garantir que todo o setor descontinue os motores a combustível fóssil até 2035".
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Metas de CO2 na UE: indústria automotiva não pagará multas bilionárias
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
BMW anuncia centro de reciclagem de baterias com método sustentável
Isenção de IPVA para veículos híbridos em SP 2025: critérios e regras
Volvo alerta sobre poluição recorde em SP e importância dos carros elétricos
Brasil: Importações de carros elétricos crescem 108% e afetam comércio
Carros elétricos vs Etanol: Brasil e Europa discordam sobre futuro no G20