Além da Renault, a eletrificação também é uma obrigação para a Dacia, mas por enquanto o Spring (Kwid elétrico) continuará sendo a única opção totalmente elétrica da linha. Isso de acordo com a fala de Philippe Brunet, diretor de engenharia e veículos elétricos da Renault, durante uma mesa redonda em que alguns aspectos da estratégia do grupo em termos de carros elétricos foram avaliados.

O executivo revelou que num futuro imediato a empresa romena pretende adotar uma abordagem progressiva nesta frente, para não perder o DNA da marca, que tem feito da praticidade e da economia o seu ponto forte. E assim, o próximo passo da Dacia será apostar de forma mais decidida nos carros híbridos. Porque, destaca Brunet, "são um excelente compromisso para obter uma redução importante de CO2 e, ao mesmo tempo, conter custos".

Galeria: Dacia Sandero 2020

Menor custo da bateria

Afinal, acrescenta o executivo, "hoje as baterias representam 50% do custo de um carro elétrico, enquanto um motor a combustão não passa de 20 a 25%". Uma incidência que nesta fase ainda não se encaixa com a missão de baixo custo da marca.

A evolução da tecnologia, no entanto, mudará tudo de forma rápida nos próximos anos: "A partir de 2026, de fato, a Dacia também poderá passar para a eletricidade pura", anuncia Brunet, "só temos que esperar pela próxima geração de baterias para permitir a mudança para emissões zero".

Galeria: Teste Dacia Spring - (Kwid elétrico)

Do Renault 5 ao Sandero

Então, o que esperar do futuro totalmente elétrico da Dacia? Naturalmente, tudo passará do cruzamento com a Renault, que para 2024 apresentará seu tão aguardado Renault 5 elétrico, um compacto que terá um custo semelhante ao de um Clio, mas mantendo o mesmo nível de rentabilidade.

Nesse ponto, uma vez "amortizada" a tecnologia inovadora usada no elétrico R5 (e logo depois também no novo Renault 4), ela também poderá entrar na gama da marca romena, para dar vida ao que virá se tornar o herdeiro elétrico por Sandero . "Ainda não há cronogramas precisos", concluiu Brunet, mas com toda a probabilidade o ano a ser circulado no calendário poderia realmente ser 2026.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram